Saúde ocular é tema de congresso no Rio de Janeiro

1
RM Comunicação · Rio de Janeiro, RJ
18/7/2013 · 0 · 0
 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 285 milhões de pessoas no mundo sofram de alguma deficiência visual e, destas, 39 milhões são cegas. São pessoas que, ano após ano, esperam por novas possibilidades terapêuticas. Para apresentar e discutir os avanços na área, cerca de oito mil especialistas de 20 países estarão reunidos no Rio de Janeiro durante os Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia 2013, entre os dias 7 e 10 de agosto. Os eventos, organizados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em parceria com a Associação Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO), serão realizados de forma compartilhada e única no Riocentro.

Com uma programação científica em 18 salas com simpósios, painéis e eventos especiais coordenados por profissionais dos três idiomas (português, espanhol e inglês), os congressos contam com as participações de 500 palestrantes estrangeiros já confirmados e 700 brasileiros. "Os principais nomes da oftalmologia em todas as Américas estarão reunidos no Brasil", adianta Eduardo Dib, Diretor de Comunicação dos congressos.

Na pauta dos especialistas estão a avaliação da saúde ocular da população; as inovações em técnicas cirúrgicas, equipamentos, medicamentos e diagnósticos; os avanços na prevenção e no tratamento de problemas que comprometem a qualidade da visão.

Saiba mais sobre alguns destaques

- Olho biônico – Os últimos avanços na conquista da “visão artificial” serão tratados durante simpósio sobre o aparelho que permite devolver a visão a pessoas que sofrem de retinose pigmentar – doença de origem genética que leva à cegueira. Com esse recurso, os portadores passam a detectar imagens como as faixas de pedestres, a presença de pessoas e grandes números e letras.

“Pacientes cegos ou que têm apenas percepção luminosa melhoram a visão em aproximadamente 5%. Pode parecer pouco, mas é um grande ganho para quem nada enxerga”, explica Maurício Maia, coordenador do simpósio, professor da Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e um dos 19 brasileiros que trabalharam no projeto. Além da presença de alguns dos médicos envolvidos, o evento vai contar também com uma teleconferência com seu principal idealizador: o engenheiro biomédico Mark Humayun.

- Oftalmologia e estética – O cirurgião plástico Ivo Pitanguy vai ministrar a palestra magna “O processo de envelhecimento e os ideais de beleza”. O colóquio faz parte do Simpósio de Oculoplástica. “A população está envelhecendo e os oftalmologistas precisam estar preparados para conjugar bom conhecimento plástico-estético com um ponto de vista oftalmológico, ou seja, o cirurgião deve estar apto a devolver beleza e funcionalidade ao mesmo tempo”, explica Ana Luisa Hofling-Lima, Presidente Eleita da PAAO e do Congresso Pan-Americano 2013.

- Cirurgias ao vivo - O oftalmologista Armando Crema, presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares (SBCII), vai apresentar as cirurgias de catarata com laser de femtossegundo, disponível no Brasil há mais ou menos 30 dias. O novo aparelho representa um grande avanço para esse tipo de cirurgia. Criada por imagem, várias etapas desafiadoras outrora executadas manualmente podem ser realizadas de modo preciso e previsível com a acuidade e reprodutibilidade computadorizada. “Os procedimentos vão ocorrer em centro cirúrgico com transmissão ao vivo para o auditório no Riocentro”, explica. O evento acontece no dia 7 de agosto (quinta-feira).

- Transplante de córnea - A experiência do país e a excelência da oftalmologia brasileira contribuíram para que o 1º Simpósio Mundial de Banco de Olhos ocorra durante os Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia. “Contaremos com um espaço para 300 participantes e vamos discutir a padronização de condutas nos bancos de olhos em todo o mundo”, explica Luciene Barbosa de Souza, Presidente Internacional da Associação Pan-Americana de Bancos de Olhos (APABO). O simpósio será realizado nos dias 8 e 9 de agosto.

- Córnea artificial e genética - A engenharia de tecidos, a engenharia genética e a córnea artificial também estão entre os destaques. De acordo com Bruno Fontes, membro da comissão científica dos Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia, as técnicas de transplante de córnea apresentaram grandes avanços ao longo dos últimos anos que, aliados à descoberta de novos produtos e medicamentos, diminuem o índice de possíveis complicações relacionadas ao procedimento tais como risco de rejeição e infecções. Por isso as novas técnicas, menos invasivas e que possibilitam recuperação mais rápida, terão grande destaque.

- Glaucoma e apneia do sono - "Os números surpreendem: 7,2% a 9% das pessoas com mais de 40 que apresentam apneia sofrem da doença, contra apenas 2% daquelas que têm um sono tranquilo”, explica Remo Susanna Jr, professor e chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade de São Paulo (USP). “Vamos abordar esse tema profundamente durante os congressos, passando por todos os aspectos inerentes à questão”, completa.

OUTROS DESTAQUES
- Novas drogas para Degeneração Macular relacionada à idade;
- Procedimentos Cosméticos minimamente invasivos;
- Novas técnicas de Cirurgia Refrativa;
- Complicações de Cirurgia Refrativa;
- Cirurgia para Presbiopia;
- Estrabismo na Infância;
- Dificuldade de acesso à Tecnologia Assistiva para pessoa com deficiência;
- Prática desportiva e deficiência visual;
- Inclusão no trabalho e deficiência;
- Complicações Intra e Pós-operatória de Catarata Congênita;
- Ceratocone – Diagnóstico e Tratamento.


SERVIÇO
Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia de 2013
Data: de 7 a 10 de agosto de 2013.
Local: Riocentro – Rio de Janeiro/RJ
Informações: 11 3266-4000
Site: www.congressocbo.com.br

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Vanessa Santos
Ricardo Machado Assessoria de Comunicação
imprensa@rmcomunicacao.com.br
Tels.: 21 3852-5185 | 3852-5112
Cels.: 21 9158-3134 | 8446-8756

CREDENCIAMENTO

Os interessados em se credenciar para acompanhar os Congressos Brasileiro e Pan-Americano de Oftalmologia 2013 devem enviar um e-mail para imprensa@rmcomunicacao.com.br com os seguintes dados:

• Nome completo;
• Número de registro de jornalista;
• Endereço;
• E-mail;
• Telefone;
• Empresa onde trabalha (agência).

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados