Blog literário vira selo editorial

1
Lorran Feital · Rio de Janeiro, RJ
9/8/2011 · 8 · 0
 

Subtítulo

s. m. Título colocado abaixo do título principal e que vem assim como um desdobramento ou especificação deste.

Foi desta definição que, em abril de 2010, nasceu o blog Subtítulo. Com o objetivo de compartilhar impressões literárias e difundir literatura, o blog tinha, como o nome, a função de desdobrar e especificar os títulos lidos pelos seus colaboradores. Ou seja, explicar e analisar tudo o que percebemos durante a leitura, e daí criar uma referência para os potenciais leitores que viessem a pesquisar tais obras.

Fruto da paixão exacerbada por livros de duas cabeças ociosas (Lorran Feital e Nathália Neves), o Subtítulo logo alcançou destaque na blogosfera literária por suas resenhas e colunas, estas criadas posteriormente a fim de explorar novos pontos de vista em relação ao universo literário.

Conquistando o respeito de leitores e editores, sentimos a necessidade de arrumar a casa: aprimorar o layout, retirar os excessos, redesenhar a logomarca e, principalmente, desenvolver mais e melhor conteúdo. Foi assim que no dia 15 de junho de 2011, com pouco mais de um ano de existência, o blog tornou-se site.

Mas essa mudança não se deu somente por isso (e lá vem mais datas). No dia 19 de agosto de 2010, fui convidado a conhecer a Oficina de Livros, pois, para eles, "seria um prazer poder contar com disseminadores da boa leitura e conservadores do real valor de um bom livro". Prontamente aceitei o convite, pois "projetos como a Oficina são, a meu ver, a vanguarda do novo mercado editorial." Afinal, "com a informação e acesso aos meios de produção ao alcance de todos, muitos talentos marginais tem surgido, e na literatura não deixa de ser diferente".

Achei interessante colar nosso início de conversa acima, pois por mais que eu não me lembrasse disso, esse continua sendo o mote de nossa parceria. E nessa conversa, duas coisas ficaram engatilhadas: a criação do "Concurso Cultural Publica Meu Livro!", que teve o ótimo Cartas de Siracusa como vencedor; e a possibilidade de transformar o blog num selo editorial da Oficina de Livros.

Para a minha felicidade, ambos os projetos foram adiante. E é para explicar o selo que fiz essa pequena introdução.

Seguindo a tendência inversa do que propõe o "novo mercado editorial", com os livros tornando-se digitais, o Subtítulo tornou-se o primeiro blog literário a entrar, de fato, no mercado editorial. Com foco na literatura jovem de ficção, o selo apostará fortemente nos novos talentos da literatura nacional. Buscando a qualidade que sabemos existir na nova safra de escritores nacionais, garimpamos originais de todos os cantos do país a fim de encontrar livros que nos encantassem, e que pudessem, por consequência, encantar também o público leitor.

O resultado desse garimpo será apresentado no dia 03 de setembro, no estande P19 do Pavilhão Verde da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, oportunidade do lançamento dos três livros – por enquanto – do selo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados