Catraia faz carnaval em Rio Branco

1
Rosiane Farias · , AC
14/5/2006 · 104 · 0
 

Os catraieiros estarão de plantão nas cinco noites do Folia na Gameleira - carnaval como antigamente, para fazer a travessia dos brincantes que chegam de vários pontos da cidade de Rio Branco rumo ao Segundo Distrito.

A farra vem sendo realizada há cinco anos pela comissão responsável pelo carnaval da Gameleira. O objetivo é resgatar o ofício durante a maior festa popular, unindo arte, cultura e tradição. Junto com os tradicionais abre-alas, pierrôs, colombinas e arlequins, o catraieiro é figura importante do carnaval acreano. A travessia é como um passeio turístico antes de chegar na folia. Outra idéia dos organizadores é desafogar o trânsito, evitar que todos os carros atravessem de um lado à outro do rio causando congestionamento. As pessoas acabam aderindo e atravessam tranqüilas na catraia.

Mais de oito catraias estarão à disposição da população, das 15 até às 21h. A garantia de segurança é que todas as embarcações possuem bóias e coletes salva-vidas, além disso, toda a área do rio Acre recebe reforço na iluminação para dar mais comodidade aos foliões.

Os catraieiros costumam cobrar R$ 1 por pessoa para fazer a travessia. Segundo José Araújo Barros, 52, que é dos catraieiros mais antigos do Rio Acre - com 31 anos de profissão - cada canoa chega a atravessar cerca de 120 pessoas por noite. ?Essa idéia é muito favorável para nós, pois a época em que a gente consegue faturar mais é durante o carnaval. O fluxo de pessoas em dias comuns não é tão alto assim?, disse.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados