CINEMA PARADISO

1
Joaquim Nascimento · Americana, SP
14/9/2007 · 9 · 0
 


Quem não gosta de assistir filmes? principalmente os bons filmes e aqueles que chamam atenção. Será que alguém já assistiu Cinema Paradiso . (Giusepe Tornatore, trilha sonora Ennio Morriconi)? Muita gente que gosta de cinema e do bom cinema , já deve conhecer com certeza.
Assistindo ao filme percebe-se que sua história tem relação direta com o que anda acontecendo pelas cidades.
De uma forma sutil o diretor conta a historia de uma cidade italiana , onde o cinema era a maior diversão e ponto de encontro das pessoas .Numa época conturbada, Segunda grande guerra, onde faltava de tudo, o cinema supria as necessidades de lazer e o que estava acontecendo no mundo, mas o mais engraçado era perceber os costumes da época e que não eram muito liberais ; o padre da cidade censurava as cenas de beijo, que para a igreja eram nocivas, o beijo não podia aparecer; tornando-se uma decepção para todos e sobrava vaias e mais vais para o padre. A vida, mesmo com a guerra , seguia seu caminho.
Mas o que mais importa mesmo é o que o cinema como edifício e a atividade significaram na vida dessas pessoas, principalmente na vida do menino totó que se transformou num cineasta, produtor . E conosco não aconteceu a mesma coisa? Onde estão os cinemas da cidade? Hoje não existe mais nenhum , a maneira mais fácil de se encontrar uma sala de cinema é ir aos shopping center , é o progresso , nada contra . Pelo menos na minha vida ,o cinema significou e significa muito, não somente para uma geração mas para muitas. E falando desse filme em especial, lembrei de tudo o que já escrevi sobre preservação do patrimônio histórico e urbano, esse filme resume tudo; um edifício antigo tem alma; a alma das pessoas que deixaram ali suas risadas suas lágrimas. Nesse filme propriamente dito, o povo do local, italiano, mostra como era ser espontâneo, simples, alegre e tudo que faz parte da cultura popular de uma pequena cidade .Envolvente e emocionante ele atrai do inicio ao fim . Estou querendo dar exemplos , para não cometermos erros parecidos, daqui para frente .
Quantos filmes assisti com minha avó , era bom demais sempre tive vontade de falar sobre o cineminha que o Dr. Paine projetava em sua garagem na Rua Vital Brasil todo sábado, era uma festa , era tão singelo e tradicional, coisa que hoje não existe mais . As pessoas não se iludem mais com nada nem com amizades e com a importância do vizinho , do bairro e da cidade . O que dirá de um edifício antigo ............. sem essa consciência não há fome zero que vai dar jeito na vida de ninguém .Assistam vão gostar , e acredito que muitos vão se lembrar de seus avós e avôs, e principalmente que devemos alem de matar a fome das pessoas (claro, não sendo paternalista e demagogo) cuidar de nossa memória, que é na verdade uma conseqüência uma da outra. . O filme é indicado para maiores de 11 anos . Espero que gostem do palpite e do artigo ,claro .

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados