Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

COACHING ONTOLÓGICO

1
org47 · Florianópolis, SC
18/10/2007 · 12 · 0
 

COACH – LIFE COACH – ENTRENADOR – ENTRENADOR PARA LA VIDA-

Que é um coach?

No ultimo Congresso Argentino de Coaching foi definido como um profissional que se dedica a orientar uma pessoa para ajudar-lhe a superar os obstáculos que não lhe permitem atingir as metas que está desejando alcançar.
Este profissional dedica seu tempo a apoiar a outro através de encontros pessoais, chamadas telefônicas ou e-mails, motivando, dando-lhe força e, sobre tudo,ordenando-lhe nas diferentes etapas da meta para onde se dirige.
A diferença de um psicólogo, ele não mergulha nas profundezas da infância ou procura o porque de cada atitude da pessoa que a contrata.
As técnicas de criatividade e pensamento lateral tem a virtude de produzir este cambio nas pessoas de maneira rápida e eficaz.
O uso do pensamento paralelo ajuda a ver a vida com uma visão mas realista, e dentro do marco do possível, não só do desejável.
As coisas não são como um pretende, e sem cair na resignação se pode tomar e transformar em algo melhor, mas não sobre a base de ideais impossíveis como ser ricos, famosos, magros ou bonitos.
O objetivo é trabalhar no concreto, aprender a fazer relativas as pressões que bombeiam o social e ver o que convém a cada um para produzir a própria felicidade.
O bom é encontrar dentro de si mesmo o elemento que se tem ocultado, mas que são válidos na hora de gerar idéias criativas para poder lograr essa felicidade momentânea que significa o ratificar um passo curto, mas positivo,atrás do outro.
Em 1998 o filósofo Alejandro Rozitchner, na sua “Teoria da Felicidade” escrevia; “a felicidade é como beber café, dura um momento, mas sua influência se prolonga”. Quando alcançamos um objetivo ou descobrimos que o que consideramos impossível de obter tem
um caminho simples só com animarmos a pensar de um jeito diferente ao que nos ensinaram a utilizar, a influência positiva desse descobrimento se projeta em todas nossas ações pessoais e profissionais
As técnicas de criatividade movimentam sentimentos “congelados” porém acreditamos que não são de utilidade e nesses casos um bom coach que guie ao seu cliente pelo pensamento lateral com certeza o movimentará, o tirará de seu atual lugar e o colocará em outro local para que enxergue claramente seu problema e a solução do mesmo.
O “creative life coach” tem como missão atualizar-lhe, armar seu quebra-cabeça, ajudar-lhe a regar essa planta interior, reconhecer o ritmo próprio e o conectar com seu mundo interior, fazendo-lhe evidente e projetando-lhe ao exterior.
O mundo atual é cada dia mais complexo e pedir ajuda não só é uma necessidade senão que é símbolo de amadurecimento.
Um coach ontológico é quem observa onde estás hoje, como chegaste a ser quem estás sendo é o que terás que trocar para atingir aquilo que desejarias alcançar.
Para mim, as competências relevantes de um coach ontológico são observar e escutar (ou vice-versa) desde a interpretação da matriz da linguagem para distinguir o fato da interpretação é o espaço emocional, corporal e lingüístico do coachec, legitimando-lhe
respeitosamente como um outro diferente. Só deste espaço de rigorosidade e legitimação poderá o coach intervir nas estruturas da convivência que mantém ao coachec onde se encontra para contribuir assim com a experiência transformacional do mesmo.
Escuto em nosso país que cada dia é mais freqüente o uso da palavra coaching e penso que nós os coaches devemos contribuir e levar à comunidade uma clara interpretação desta prática profissional de uma maneira digna, ética, responsável e rigorosa.
O coaching continua sua expansão permanente.
O coaching organizacional aumenta sua participação no mercado, com referência a outras profissões relacionadas à consultoria de processos.
O coaching executivo é solicitado não só como um aporte para resolver problemas pontuais senão como um acompanhamento estratégico para a evolução dos gerentes e diretivos.
O “life coaching” ou “coaching pessoal” é oferecido em diferentes formas, com aplicações especificas, como o esporte, a família, os casais, o controle de peso, adolescentes, projetos, etc., beneficiando a milhares de pessoas e sendo o principal ingresso de grande número de coach.

O Futuro

O futuro não está escrito, temos autoconsciência e a capacidade de criar o porvir.
Com a atenção bem dirigida produzimos energia, com a intenção a transformarmos no que queremos, desejamos obter.
Qualquer coisa cresce ou murcha segundo como se lhe atende, assim sua intenção programa a sua realização.
Tem que trabalhar comsigo mesmo para que a vontade chegue mais longe que a inteligência.
Primeiro encontremos nossa missão , após consultemos com ela, sem limitarmos a mera interpretação sensorial. Meus pensamentos criam meu mundo. Me afastarei do que faço sem querer e semearei a semente do que quero ser, confiando na minha capacidade, em meus propósitos, e superando as minhas limitações.

COEFICENTES ACORRENTADOS.

C.I - Coeficiente Intelectual: Mede a capacidade de resolver problemas.
C.E – Coeficiente Emocional: Mede a capacidade de motivarmos e de motivar.
C.ES –Coeficiente Espiritual: Como nos relacionamos com o todo e os princípios universais.
O C.ES tem a fortaleza do porquê, o C.I é o C.CR. (Coeficiente de Criatividade) sugerem o que fazer, a visão .E como fazer implica a disciplina do C.EX.(Coeficiente de Execução), o C.E. é o quantum da paixão – como converter o espírito em matéria?.
Centrada na missão a Inteligência Espiritual (C.ES)-orienta aos demais. Nascemos com um potencial: ante cada estímulo, um espaço de liberdade precede a resposta, que melhora percebendo o que outros não enxergam. Se os valores controlam a conduta, os princípios controlam suas conseqüências. O coeficiente de inteligência espiritual soma a integridade de suster os princípios primordiais , o fazer e cumprir as promessas, o escutar e seguir a voz da consciência.
Para tirar o “colete de força” que trava o potencial humano, se precisam condutores:
CLARIDAD no querer.
COMPROMISSO com o trabalho e não com o dinheiro que só compra satisfação
ADAPTAÇÃO da ação ao talento e aos objetivos.
OPERAR com sistemas e recursos aptos para cumprir com a missão.
SINERGIA o coro harmônico com os demais.
DEVO FAZERLO? - é a pergunta que põe em marcha à inteligência espiritual.
“ Somos livres para escolher nossas ações, o que não podemos nunca é evitar suas conseqüências.”

MAGNA Ltda.
Consultoria em Coaching Ontológico e Organizacional.
.
.



.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados