Cultura ianomâmi é tema de exposição em Boa Vista

Bruno Garmatz
1
Nenna · Boa Vista, RR
18/7/2006 · 66 · 0
 

Papel e caneta. Esses foram os instrumentos utilizados pela artista plástica Vera Aparecida para retratar a sua convivência com índios ianomâmis. O resultado desse trabalho poderá ser visto na mostra 'Resgate Cultural: A Gente da Floresta', que ficará em exposição de 15 de julho a 06 de agosto, no Centro de Informações Turísticas da Prefeitura de Boa Vista (RR).

Ao todo serão expostas 30 peças, incluindo artefatos produzidos pelos ianomâmis que serão utilizados na ornamentação do espaço. Esta é a primeira exposição organizada pela artista em Boa Vista. Segundo Vera Aparecida, a intenção é homenagear o povo ianomâmi, além de sensibilizar o público sobre o preconceito que existe em relação aos indígenas.

"Eu gosto de temas que levem o público a refletir sobre as diferenças. No Rio de Janeiro, trabalhei muito a questão do preconceito em relação aos negros. Aqui, estou abordando a questão indígena. Espero que esta exposição seja um instrumento para que as pessoas se conscientizem da necessidade de conhecer melhor a cultura indígena", explicou Vera.

A artista também vai mostrar um pouco do trabalho que desenvolveu no Rio de Janeiro. Segundo ela, os visitantes terão a oportunidade de comparar as semelhanças existentes entre a cultura indígena e a afro-brasileira. O Centro de Informações Turísticas funciona no antigo prédio da Intendência, na Orla Taumanan. O espaço fica aberto para visitação de terça a domingo, das 16h às 22h.

Histórico – Vera Aparecida é carioca e veio para Roraima a convite do irmão. Já atuou como professora de artes no Projeto Crescer, mantido pela Prefeitura de Boa Vista. A oportunidade de conviver com os ianomâmis surgiu quando ela começou a trabalhar como enfermeira atendendo às comunidades indígenas.

"Eu tive a oportunidade de conhecer a intimidade desse povo. Durante 10 meses, visitei 16 malocas e fui registrando com caneta e papel – que eram as únicas coisas que eu tinha à mão – as paisagens, o cotidiano e as situações vividas por eles", explicou.

O gosto pelas artes foi uma influência do pai que também era artista plástico. Com dez anos, Vera já arriscava os primeiros traços. Ainda no Rio de Janeiro, confeccionou peças abordando o preconceito em relação aos negros. Em Boa Vista, Vera conta com o apoio da Prefeitura de Boa Vista e do curador de sua exposição, Wilson Lessa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3621- 3958 ou 9963 4949.


compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados