Vocês sabem por que o governo tem que investir em cultura? Não é pra fazer bonitinho na foto, não. Não é pra um trouxa qualquer dizer: “nossa, que legal... cinema com pipoquinha.†Nada disso. A verdade é que só vamos nos tornar um paÃs decente com uma população capaz do mÃnimo de subjetividade, da mÃnima possibilidade de entender a si e ao outro.
Como uma população que só entende a realidade como bem e mal, direita e esquerda pode reinventar as polÃticas públicas, pode reinventar as práticas empresariais, a pesquisa... tudo? A sociedade de serviços gira em torno de cultura. É ela quem dá as cartas, é ela quem faz a grana.
Pra que gastar dezoito por cento de todos os tributos em educação pra formar pessoas que, no máximo, vão aprender a ler, escrever e a contar?
Ainda que o direito autoral acabe totalmente no mundo, o que é algo extremamente improvável, é uma sociedade inventora que é capaz de gerar renda, não uma sociedade de empregadinhos, de passarinhos vivendo do pula-pula de classes sociais.
As igrejas viraram os grandes centos culturais do Brasil. E isso é uma lástima. Não quero aqui atacar a fé religiosa, mas ressalvar que precisamos de uma sociedade capaz de ver as coisas fora do âmbito de deus e o diabo, o que gera simplificações estapafúrdias, de um paÃs que assim permanecerá escravo de um fracasso constrangedor.
Quando os governantes vão arregaçar as mangas para levar cultura – e não culturazinha de quinta categoria – para o interior? E nada de verbinha, de troquinho... bom ator precisa ensaiar, precisa se dedicar, bom músico também, bom pintor também, criador, idem. Então, chega desse papo de gastar uma fortuna com custo administrativo e dar cem reais pra qualquer um fazer qualquer coisa. Assim, perde o sentido. Não tem nem porquê. O público quer coisa boa, quer produção. Quer saber que aquilo tá valendo, que não é só uma brincadeirinha.
As cidades do interior podem fazer parcerias, porque assim fica mais fácil para os produtores de evento montarem seu evento e baratear essa estrutura para várias apresentações. E, claro, governos estaduais e o governo federal precisam entrar nessa. E tem que chamar a iniciativa privada. O Estado tem inúmeros meios de atraiar a iniciativa privada para esse negócio, que pode dar o maior caldo.
É urgente. Chega de atraso e ignorância.
HUGO, é isto mesmo. A cada dia se perde valores e noções de valores culturais, por estadas em bares e copos de selvejas em calçadas ou botecos e botequins. Temos que nos inusrgir contra isto. um abraço, andre.
Andre Pessego · São Paulo, SP 18/10/2007 18:34Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!