O Código Laranja realizará um debate virtual no Laranjada, seu programa de mensagem instantânea.
O assunto em questão é :
Racismo unilateral?
Em entrevista a BBC Brasil, a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de PolÃtica da Promoção da Igualdade Racial (Seppir) declarou que "é natural a discriminação de negros contra brancos". O caso gerou um mal estar em diversos setores da sociedade e do governo uma vez que a própria ministra, que deveria propor a igualdade racial, prega a diferenciação de raças e considere "natural" a discriminação por parte de um dos lados.
A ministra justificou a sua declaração afirmando que "quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou". O vice-presidente José Alencar em contrapartida afirmou que não existe racismo no Brasil, e sim alguns preconceitos. "Temos que compreender que o Brasil é uma raça miscigenada. Nós temos que valorizar a raça miscigenada e temos que eliminar a idéia de que no Brasil haja preconceito. Mesmo que ainda haja" declarou José Alencar.
Quando questionada sobre suas declarações, Matilde Ribeiro disse que suas frases foram retiradas do contexto e esclareceu: "A afirmação apenas reconhece a histórica situação de exclusão social de determinados grupos étnicos no Brasil, prevalecente após 120 anos da abolição, que pode, por vezes, provocar esse tipo de atitude - também condenável".
Mesmo com o esclarecimento da ministra fica a dúvida: a própria declaração não é racista? Uma pessoa que prega a igualdade entre raças com diferente tolerância de comportamento entre raças tem capacidade de gerir a pasta da Secretaria Especial de PolÃtica da Promoção da Igualdade Racial? Lutar pela igualdade das raças é diferente de militar em favor de uma delas? Qual a diferença entre um deslize e o despreparo em uma questão tão básica como essa? Existe racismo de brancos contra pretos no Brasil? E pretos contra brancos? A história permite que os negros sejam preconceituosos contra os brancos? Se a própria genética já descartou o conceito de raças, por que esse tema ainda persiste em nossa sociedade?
Essas outras questões serão debatidas no Laranjada nessa sexta-feira, dia 30/03/2007, às 15:00 e ficará aberto durante todo o final de semana. Os colaboradores do Código Laranja participarão e todos os membros do Laranjada estão convidados.
Para participar deste debate basta estar cadastrado no Laranjada (http://www.codigolaranja.com.br/), entrar no blog messenger e você receberá automaticamente um convite para o debate. Para retornar a sala, basta clicar em 'selecionar' e pesquisar a sala 'Racismo unilateral?'.
Contamos com a sua participação!
Matérias relacionadas:
Sobre a ministra Matilde Ribeiro
http://www.planalto.gov.br/seppir/ministra/biografia.htm
Negro contra branco não é racismo, diz ministra
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1502005-5598,00.html
Para vice, não existe racismo no Brasil
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL15231-5601,00.html
Será que esse texto não ficaria melhor na agenda?
DaniCast · São Paulo, SP 31/3/2007 20:20Gostaria de ver publicado aqui uma sÃntese dos debates promovidos. É possÃvel?
Ilhandarilha · Vitória, ES 2/4/2007 09:40Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!