Dicas para bandas iniciantes

1
mensagemecia · São Pedro do Butiá, RS
6/2/2013 · 0 · 0
 

Quando um grupo de jovens monta uma banda e decide investir nela, é porque tem um sonho. O sonho de fazer sucesso e viver da sua música.

O início da carreira de músico é tão difícil como qualquer outra profissão. Além de talento é preciso fazer a coisa certa. Seguir algumas dicas pode ajudar a trilhar o caminho certo.

Além dos integrantes dominarem muito bem seus instrumentos, a banda precisa ter um estilo que muitas vezes é influenciado por outros estilos de bandas famosas.

Essa influência não pode ser uma cópia. Se a banda quiser ser exatamente igual a uma já existente, o fracasso está perto, pois não há espaço para coisas iguais, precisa ter algo diferente, é necessário trazer algo novo, algo que a banda faz. Esse diferencial é a essência do sucesso.

A banda tem que praticar muito, é possível utilizar estúdios de ensaios, com algum investimento.

É preciso torná-la conhecida, nada como chamar a atenção inicialmente fazendo covers, antes de investir em suas músicas próprias.

O cover vai ser uma estratégia inicial para chamar atenção das pessoas para sua banda. Porque imagine, uma banda desconhecida apresentando uma música desconhecida, dificilmente as pessoas irão parar para assistir a performance e shows assim.

Investindo em cover no início é uma forma de divulgar seu trabalho e fazer o nome da banda, quando já tiver uma certa notoriedade, mesmo que pequena, comece aos poucos colocando suas músicas próprias, desta forma é bem mais fácil a aceitação.

O cover também não precisa ser uma cópia fiel, faça do seu jeito e comece impondo estilo da banda.

Depois é hora de correr atrás de oportunidades, faça quantos shows conseguir, não subestime os lugares, mesmo que você se apresente para cinco pessoas.

A experiência de palco é a que mais vai contar, e você só adquire assim, tocando muito e em qualquer lugar que aparecer. Internet, redes sociais podem ajudar na divulgação, mas não pode ser só isso, tem que ter experiência de estrada.

Esteja sempre atento as produções de eventos que surgirem e tente sempre participar. Não se preocupe no início com grandes produções, o que vai contar mesmo é a qualidade da banda no geral, o que vai fazer uma gravadora apostar na sua banda ao contratá-la, é isso e a inovação.

Para trilhar o caminho certo é preciso muita garra, tenha em mente sempre o estilo próprio da sua banda.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados