O economista francês do século XIX Jean-Baptiste Say demonstrou que a oferta de um produto no mercado faz surgir a demanda (procura) por ele.
Mas quem determina o preço do produto é o mercado, influenciado pela percepção de valor que o consumidor tem em relação ao produto.
Pesquisa realizada em 2009 pela Fecomercio/RJ e Ipsos, com mais de 1000 entrevistados de 70 cidades brasileiras, revelou que o consumidor acha justo pagar, em média, R$ 9 por um CD e R$ 13 por um DVD.
O que as gravadoras não perceberam é que a percepção de valor da música está abaixo do que elas imaginam. Os preços praticados no mercado fonográfico brasileiro (fÃsico e digital) estão bem acima do que os consumidores estão dispostos a pagar. A pirataria é o principal efeito desse fenômeno, e não a sua causa.
Por que as gravadoras não ganham dinheiro vendendo um disco por R$ 30?
Substituição – preço elevado faz o público substituir o disco original pelo pirata;
Jabá – altos custos com essa prática criminosa;
Incompetência – estratégias pouco inovadoras;
No entanto, artistas independentes estão fazendo dinheiro vendendo seus discos em shows a um preço médio de R$ 10 o CD e de R$ 15 o DVD.
Como um artista independente ganha dinheiro com a venda de um CD por R$ 10?
+ R$ 10,00 (receita bruta)
- R$ 0,40 (impostos do simples nacional)
= R$ 9,60 (receita lÃquida)
- R$ 3,00 (custo unitário do produto)
= R$ 6,60 (lucro bruto)
Imagine que o referido artista venda uma média de 25 discos por show, e que ele faça cerca de 8 shows por mês. Então teremos um faturamento médio mensal de R$ 2.000 com uma margem de lucro de 66%, ou seja, um lucro de R$ 1.320,00 por mês.
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