Editora UFV lança três livros infantis em junho

Bruno Resende Ramos
Autores, ilustradores e Editora UFV
1
Bruno Resende Ramos · Viçosa, MG
30/6/2010 · 1 · 1
 



No último dia 18 do mês de junho, A Editora UFV lançou três livros infantis, em comemoração ao Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. As obras premiadas no 3º Concurso Viçosense de Literatura Infantil, cujo tema foi o Meio Ambiente, tiveram reconhecimento de especialistas da área lingüística e literária.
Os vencedores do concurso na categoria "Autor adulto" foram:


1º lugar: “Joana, a Barata Que Via no Lixo Algo Mais”, de Aparecida Maria Fialho de Sousa Almeida;

2º lugar: “A Menina, a Pedra e o Ribeirão”, de Jacqueline Lopes Salgado Soares;

3º lugar: “Folhinha Viajante do Vento”, de Maria Auxiliadora Silva Monnerat.

As obras são uma boa indicação às escolas e aos profissionais da Educação para atender as recomendações do PCN no uso do tema transversal – Meio Ambiente.
A editora foi mais uma vez feliz pelas escolhas e seleções dos trabalhos. O 3º Concurso Viçosense de Literatura tem feito a inclusão de muitos autores na esfera editorial e trazido talentos que engrandecem o acervo cultural brasileiro. Novos poetas e escritores em geral participam ativamente dos eventos da editora que prima pela qualidade e atendimento às necessidades culturais da comunidade de Viçosa. Com efeito extensivo, o lançamento contou com a participação de diversas escolas públicas e privadas em sua 3ª edição.

A arte da capa do livro “Joana, a barata que via no lixo algo mais” escrito por Aparecida Fialho teve dois ilustradores. Seguem as biografias dos dois:

"Meu nome é Antonio Fialho. Sou desenhista e animador de personagens, professor de disciplinas da área de Animação para os cursos de “Cinema de Animação e Artes Digitais” e de “Artes Visuais - Habilitação em Cinema de Animação”, ambos oferecidos pela Escola de Belas Artes da UFMG. Também sou autor de dois filmes em desenho animado: “Monolitre” (Canadá, 1998) e “Bandeira” (Brasil, 2006), além de participar de animações internacionais para cinema em empresas como DreamWorks SKG – “José, o Rei dos Sonhos” (EUA, 2000), “Spirit, o Corcel Indomável”(EUA, 2001), “Sinbad, a Lenda dos Sete Mares” (EUA, 2003) – e A. Film – “Asterix e os Vikings” (Dinamarca/França, 2006). Durante o segundo semestre de 2009 e início de 2010, estive envolvido com a direção, desenho e animação de personagens pré-históricos para a produção de sete vídeos ilustrativos das fases da Pangéia, destinados à instalação interativa “Paisagens Geológicas”, para o “Espaço TIM UFMG do Conhecimento”.

"Sou Marco Túlio Ramos. Natural de Viçosa, MG, atualmente resido em Belo Horizonte, onde estudo Cinema de Animação na Escola de Belas Artes da UFMG. Desde o ano de 2009, atuo profissionalmente no campo de tratamento de imagens e de vídeos, e minha paixão é dar animação a objetos e desenhos".

O evento de lançamento desses livros aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (DEF) e contou com a presença de autoridades da educação da UFV e da Secretaria Municipal de Educação. A vice-reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, incentivadora do desenvolvimento da leitura, mostrou as iniciativas tomadas pela gestão na aplicação de recursos consideráveis para o fortalecimento e competitividade da editora no setor editorial.

A presença da secretária municipal de Educação, Vera Sônia Saraiva, mostra o seu direcionamento para as políticas públicas da leitura e de inclusão social do menor, vocação que sempre acompanhou sua trajetória desde os tempos de CBIA. Ainda se fizeram notar pelo brilhante trabalho e coordenação a presidente do Conselho Editorial da Editora, Célia Alencar de Moraes e o seu diretor, José Gouveia da Silva.





Alunos concorrendo por espaço junto aos autores



O sucesso verificado pela edição do 3º Concurso Viçosense de Literatura Infantil se deve também ao trabalho e dedicação de profissionais talentosos e muito capacitados que compõem essa equipe editorial. Todos realizam com seriedade e muito amor o ofício de edição de livros e sua apresentação ao público leitor. A comissão desde a concepção, planejamento, marketing, organização e apresentação final pode contar com a presença de Maria de Castro Reis, Charlene Aparecida da Silva, Altamiro Saraiva, os ilustradoresos quais exibiram os frutos somaram à grande à maciça participação das crianças e dos leitores infantis advindos de inúmeras escolas da cidade.

Entre as apresentações que abriram o evento, a declamação da autora Iasmine Ramos Zaidan do seu poema “A Ceifa do Último Sonho”, e do organizador da Nova Coletânea Bruno Resende Ramos com o poema poemas “A Voz da Madeira”.

Após as apresentações e considerações dos autores e autoridades presentes, houve sorteio de livros e a conclusão dos trabalhos.

Ao leitor resta experimentar a prazerosa leitura desses artistas da palavra. A toda a iniciativa de inclusão literária, o projeto vem enaltecer para termos um Brasil cada vez mais leitor.

Atenciosamente,



A edição

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Que legal Bruno.

Parabéns por mais essa iniciativa
acho que deveriam cada vez mais editar livros voltados á ecologia para conscientizar nossas crianças desde cedo a cuidar do meio ambiente, porque depois de adulto, o vicio já está muito enraizado.
bjs
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 1/7/2010 23:11
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados