ELEIÇÕES 2008

1
Jrsalvador · Belo Horizonte, MG
23/10/2008 · 27 · 2
 

ELEIÇÕES 2008

Eleição hoje, no Brasil, é um concurso de popularidade. O fato é que o país não tem, nem de longe, consciência, política e engole, quase sempre calado, os mais desvairados abusos aceitando como candidatos: Cabras, cachorros, estigmas e pasmem, até mesmo o nobre e bom velhinho Papai Noel.
Para as Eleições de 2008 em Belo Horizonte pouquíssimos candidatos apresentaram alguma proposta beirando ao decente, enquanto a maioria, que se quer divulga uma plataforma de campanha diz “vote em mim porque eu nasci em BH”, “vote em mim porque eu sou honesto”, “vote em mim pois sou branco” ou “não vote em branco vote em mim” ou vote em mim pois sou cruzeirense, ou atleticano, ou dono de farmácia, locadora, auto-escola,ou mulher ou homossexual, etc.
Está na hora de repensar a política nacional, aceitar apenas candidatos sérios com nomes sérios e plataformas coesas. Seria viável implantar nas escolas, desde o primário, disciplinas com enfoque em política, estimular o debate entre alunos, estimular debates entre a população e criar efetivamente uma postura política, uma identidade política.
“O pior analfabeto é o analfabeto político.” E nesse quesito o índice de analfabetismo no Brasil é enorme, e aumenta a cada eleição. Com tão pouca proposta viável (e a essas alturas considero viável até o jargão rouba mas faz) apresentada pelos candidatos fica bem mais fácil escolher. Mas infelizmente a população não vê dessa forma, e elege maus políticos só porque são “bonitinhos” ou parecem honestos, ou são colegas, ou são presidentes de clubes de futebol, ou são gays e etc.
O partido que coloca como candidato essa espécie de político, “os políticos celebridades”, deveria ser punido pelo governo federal. Já se extrapolou a barreira do ridículo. É um insulto à população. O programa eleitoral tanto no rádio quanto na televisão é vergonhoso.
Não é de se estranhar que no Brasil os programas que envolvem baixaria ou desgraça alheia são os que dão maior audiência. A mídia que fabrica os políticos é a mesma que comanda os meios de comunicação e dá ao povo o que o povo busca.
“pão e circo para o povo”.

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
David Nogueira
 

Concordo que tah uma zona, mas o problema eh que fica dificil impor restricoes de cima para baixo sem se esbarrar no autoritarismo... Quem eh que vai poder dizer quem pode e quem nao pode se candidatar?

David Nogueira · Japão , WW 24/10/2008 07:51
sua opinio: subir
Jrsalvador
 

Concordo, porém eu nao supuz restringir a candidatura de ninguém, apenas criar algumas normas. como por exemplo candidatura com nome de batismo. Nome fantasia, pseudônimo, é interessante para Atores, Empresas, Produtos e etc. Animal não é cidadão, nao deveria se candidatar.
Não seria autoritarismo, o Estado já toma diversas decisões por nós, deveria tomar pelo menos algumas coerentes, e com alguma relevância.
Se somos tão liberais na polítia, deveriamos ser também em casos como legalização do aborto, drogas e etc.
A coisa aqui tá feia, domingo tenho que escolher se voto no ruim ou no péssimo, não sobrou nenhum bom candidato para prefeito.
É triste mas é a realidade.

Jrsalvador · Belo Horizonte, MG 24/10/2008 12:16
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados