ENCONTRO DA DIVERSIDADE CULTURAL
A Vila de São Jorge mais é uma vez é palco de encontro das comunidades tradicionais, dos turistas, das discussões étnicas e da diversidade artÃstica do paÃs.
A abertura foi com um coquetel com produtos do cerrado e música regional com a participação de Juraildes da Cruz, Grupo Xaxados e Perdidos e Viajarte; a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge ficou lotada até altas horas.
Nas ruas empoeiradas da Vila de São Jorge apinhadas de barracas, luzes coloridas, hippies, atores, turistas, bares e restaurantes, ja é visivel a transformação com a enorme diversidade de público que até o final do evento pode chegar a 40 mil pessoas.
Nesses dias de encontro com a presença de representantes de órgãos do Ministerio da Cultura, Meio Ambiente e ainda Associações as comunidades tradicionais interagem e são discutidas questões sobre meio ambiente, diversidade étnica e cultural.
Turistas de várias partes do Brasil e do mundo podem conhecer grupos com suas manifestações culturais como o Reinado Kalunga da comunidade da Região do Vão de Almas; Caçada da Rainha de Colinas do Sul; Ponto BR (SP, PE, MA); Camerata Caipira de Goias; Grupo Viajarte; Tambores do Tocantins; Grupo Folclore Serra da Mesa de Uruaçu; Samba de Coco de Xucuru PE; Tambor de Crioula o Boi de Seu Teodoro DF; Catireiros de São João da Aliança; Catira Frutos da Terra de Alto Paraiso; Marcela Romera do México; Makina Kandela do Chile; Congada de Fagundes de Minas ; Congo Santa Efigenia de Niquelandia; Cia Nu Escuro; Los Cojolites do México. O Encontro d e Capoeira Angola se estende por toda a semana com oficinas, roda de prosa e apresentações do Mestre Valmir de Salvador.
A Aldeia multietnica as margens do rio Sao Miguel recebe o Encontro dos Povos Krahos com a Festa de Iniciação das Crianças; Encontro do Yawalapitis com a festa das Mulheres Guerreiras; Encontro dos Kayapos com a Festa do Tamanduá Bandeira. A Aldeia Multietnica contará ainda com apresentações e vivências de outras etnias convidadas: Paresi; Kariri-Xocó de Porto Real do Estado do Pernambuco; Xucuru de Pernambuco; Fulni-ô tambem de Pernambuco; Kuntanawá do Acre; Kawinawá do sul do Amazonas; Yawanawá do Acre e ainda a etnia Innu de Quebec do Canadá.
O palco do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros recebe ainda nomes como Noel Andrade de São Paulo e o cantor Lenine de Pernambuco e ainda Doroty Marques com sua Turma que Faz que esse ano apresenta a Opereta O Andejo e as Sete Ãguas.
Como acontece há 13 anos consecutivos, mais uma vez , a pequena São Jorge que é o portal de entrada da Chapada dos Veadeiros se transforma numa grande Aldeia Cultural.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!