Gaviões leva 'berço Bandeirante' ao sambódromo

1
Sara Reis · Osasco, SP
25/7/2007 · 22 · 0
 

A história de Santana de Parnaíba será contatada pela escola de samba paulistana Gaviões da Fiel no carnaval de 2008. O enredo ‘Nas asas dos gaviões, rumo ao portal dos sertões – Santana de Parnaíba: Berço de Bandeirantes’ foi apresentado em coletiva, na noite de ontem, com a apresentação da Ala Show da escola de samba.
Será a primeira vez, desde a sua fundação, há 18 anos, que a escola vai lançar o enredo de carnaval fora de suas quadras. Além disso, Parnaíba é a única cidade paulista, até agora, a virar tema de carnaval da escola.
O diretor de harmonia da Gaviões, Carlos Tadeu Gomes, o Miranda, disse que um dos fatores que levou a escolha pelo município foi a sua grande importância histórica para o Brasil. Parnaíba pertencia à rota e parada dos Bandeirantes, que exploravam o Interior de São Paulo, em busca de riquezas e ganhar território. “Encontramos aqui muitos elementos interessantes,que para contar tudo, precisaríamos fazer dois enredos”.


Conheça sua História


Santana de Parnaíba nasceu às margens do rio Tietê, durante a administração de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil. Há registros de que o primeiro a se instalar na região foi o português Manuel Fernandes Ramos, participante de uma expedição realizada em 1561 por Mem de Sá para explorar o sertão – no sentido Rio Tietê abaixo, em busca de ouro e metais preciosos.
O povoado nasceu em 1625, e cresceu ao redor da capela foi elevado à categoria de vila com a denominação de Santana de Parnaíba. Nos séculos XVII e XVIII, a cidade conheceu um certo desenvolvimento, promovido pelo emprego da mão-de-obra indígena e pela chegada de famílias importantes, como, por exemplo, a dos Pires.
A cidade permaneceu estagnada até o início do século XX, quando a Light & Power Company construiu sua primeira usina hidrelétrica no país, abrindo um novo campo de trabalho na região. Sua denominação foi reduzida, não se sabe quando, para Parnaíba, mas em 30 de novembro de 1944 volta a adotar seu nome atual, Santana de Parnaíba.
Graças às técnicas de restauração desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola (POEAO), Santana de Parnaíba preserva seu patrimônio histórico. Com suas construções coloniais, a cidade concentra um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Estado, com 209 edificações, tombadas, em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). Mas antes, em 1958, a residência bandeirista urbana, construída na segunda metade do século XVII, onde atualmente funciona o Museu Histórico e Pedagógico Casa do Anhangüera e o sobrado construído no século XVIII, onde está instalada a Casa da Cultura, foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN).



compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados