Gelson Oliveira e grupo En Provence

divulgação
Gelson Oliveira, de Porto Alegre, na França
1
Juliaura · Porto Alegre, RS
4/8/2012 · 0 · 0
 

Após 10 anos de sua última apresentação no festival de música Sud a Sul em Sanary Sur Mer, França, com grande repercussão, Gelson Oliveira, recebeu novamente convite da prefeitura de Sanary. Achei muito tri lembrarem desse meu querido amigo morador da Cidade Baixa, em Porto Alegre.

“Gelson Oliveira En Provence” foi especialmente concebido com objetivo de atualizar e divulgar repertório autoral seu junto ao público europeu.

Os músicos convidados foram: Daniel Petersen (flauta transversa) e Patrícia Vieira (vocal e percussão).

A coreógrafa gaúcha Heloisa Peres concebeu e dirigiu o espetáculo ancorado em 14 obras relevantes do cantor, musicista e compositor. Essa foram músicas gravadas ao longo da carreira de mais de 30 anos em álbuns de Gélson, além de outras criadas para cinema, espetáculos de dança e para a televisão. Heloisa Peres trabalhou fluência e performances cênicas no programa com a artista/intérprete gaúcha Patrícia Vieira.

Gelson Oliveira e grupo aprimoraram o programa em seis meses de trabalho, antes da turnê de junho na França.


Em 1982, o ministro da cultura francês cria a Fête de la Musique , que é realizada sempre no dia 21 de junho, no solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano. O evento naturalmente promove a democratização do acesso à arte e cultura..Fenômeno internacional, a "Fête de la Musique" apresenta as novas tendências musicais e sempre traz o renascimento da música tradicional, a explosão de música do mundo e o aparecimento de novos talentos...
Os concertos gratuitos com músicos profissionais e amadores, tornaram-se sucesso imediato de uma manifestação popular e espontânea, a tradução de uma política destinada a ser uma festa livre e democrática. Tendo milhares de espectadores.•.


Porto Alegre e Sanary Sur Mer, uma bela história de amizade entre duas cidades, igualmente situadas no extremo sul de seus respectivos países, Brasil e França. É claro que existem muitas estórias no que se refere à longa relação entre estas duas nações, mas neste caso, queremos aqui dar uma atenção especial a um admirável feito musical, louvável por fugir a regra e ser descolado do eixo Rio/São Paulo.

Em junho de 94, Gelson Oliveira, um destacado compositor de Porto Alegre, acabara de receber o Prêmio Sharp na categoria Revelação MPB. Embarcou junto com o gaúcho Antônio Villeroy, rumo à Côte D’Azur atendendo a um convite da prefeitura de Sanary Sur Mer, simpático balneário situado as margens do Mediterrâneo, para apresentar na “Fête De La Musique”, o show “Saídas e Bandeiras”, que a dupla já tinha apresentado com sucesso em Porto Alegre e São Paulo.

Para a alegria dos franceses e da dupla brasileira, a apresentação foi um sucesso, o que gerou o interesse por parte da organização do evento, em saber tudo sobre Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

Até então, o Brasil para eles era Rio de Janeiro e Salvador. Gelson e Antônio colocaram o sul do Pindorama no imaginário dos novos admiradores.
Ao receber o relato da passagem dos compositores por Sanary, o prefeito da capital gaúcha convidou e recebeu uma delegação de Sanary em Porto Alegre, entre os integrantes estava à vice-prefeita representando o prefeito.

Todos faziam parte do grupo musical “Les Cuicas de Sanary”, franceses unidos para tocar e cantar a nossa música.

Nesta oportunidade, a abertura oficial do carnaval de Porto Alegre foi aberta com a apresentação do grupo francês na avenida.

Depois foi a vez de Porto Alegre ir à França. Durante uma semana o povo de Sanary assistiu uma seleção de destaques porto-alegrenses na área da cultura como: Teatro dança música, cinema e artes plásticas. Foi uma celebração que atingiu plenamente o objetivo de realizar um verdadeiro intercâmbio cultural.

Após, Sanary criou o Festival de música brasileira Sud a Sul, onde por alguns anos se apresentaram grandes nomes da música gaúcha como: Borguetinho, Bebeto Alves e Nelson Coelho de Castro. Estiveram no mesmo palco artistas consagrados como: Gilberto Gil, Milton Nascimento e Lenine.•.


Ficha Técnica:
Gelson Oliveira: compositor, cantor e violonista.
Daniel Petersen: flautista.
Patrícia Reis: vocal e performance
Heloisa Peres: Direção Geral
HD’Arte Eventos: Produção Executiva

Os Artistas:
Gelson Oliveira
Compositor e cantor gaúcho com mais de 30 anos de carreira. Constam em sua trajetória diversos prêmios, viagens, trilhas para cinema, televisão, dança e muito mais. Gravou e dividiu o palco com Gilberto Gil, Chico César, João Bosco, Guinga, Borguetinho, Antônio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves, Vitor Ramil, Geraldo Flach, Serginho Moáh, Paulo Moura e entre outros. Gelson já se apresentou nos seguintes países: Uruguai, Argentina, França, Suíça, Itália, Áustria e Alemanha.
Principais realizações:
Show "Lado a Lado" com Nei Lisboa - 1979
Música "Salve-se Quem Souber", tema para o longa metragem "O sonho não Acabou" do cineasta carioca Sergio Resende - 1981
Participação no "Festival dos Festivais" da Rede Globo cantando a música " Pátria Amada" de Jeronimo Jardim e Geraldo Flach - 1986
Gelson ganha o Prêmio Sharp de Música no RJ, pelo álbum “Imagem das Pedras”, que teve a participação especial de Gilberto Gil, na música “Pimenta”. 1993
Junto com o colega Antônio Villeroy, Gelson faz várias aprasentações na Europa, passando pela França, Itália, Suíça, Áustria e Alemanha. - 1997
Lançamento do álbum “Juntos ao Vivo”, com Bebeto Alves, Antônio Villeroy e Nelson.Coelho de Castro - 1998
Lançamento do álbum “Povoado das Águas”, com Gelson, Bebeto, Nelson e Antônio. Gelson é convidado especial no concerto do compositor carioca Guinga, com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Gelson, Nelson, Antônio e Bebeto fazem Tour de lançamento do CD “Povoado das Águas” na Europa. Eles se apresentaram em Paris e Sanary(França), Munique (Alemanha), e Viena (Áustria). Gelson, Nelson, Bebeto e Antônio apresentam o show “Povoado das Águas” no “Fórum Mundial” em Porto Alegre - 2002
Gelson faz show especial no Teatro da Ospa, com vários convidados (Show gravado pela TVE RS). - 2002
Gelson e Antônio Villeroy fazem show no Festival de Sanary Sur Mer (França).- 2004
Gelson faz a direção musical do CD da cantora gaúcha Zilah Machado. - 2008
Gelson lançou o Cd “Tridimensional”, no Cinemathèque, Rio de Janeiro - 2010.
Músico convidado para o evento comemorativo dos 240 anos da cidade de Porto Alegre - 2012
Premio Açorianos de Música de Porto Alegre (melhor cantor, melhor compositor e melhor produtor musical)
Premio Sharp (revelação masculina da MPB)
Premio FIAT de Música (show Platina Verde)
Festival de Música de Porto Alegre em 2011. (melhor música e cantor com a composição "Quem Dera" de Gelsom Oliveira e Jeronimo Jardim)

Heloisa Peres
Bailarina, Coreógrafa, Diretora Artística e Produtora Cultural. Criou em 2004 a empresa HD’Arte Eventos LTDA, dirigindo o Espaço Cultural “CIDADE BOSSA” em Porto Alegre/RS onde atuou como produtora de vários eventos artísticos e culturais, principalmente na área musical. Atualmente faz assessoria e consultoria a projetos e eventos artísticos e culturais.

Patricia Vieira
Bailarina gaúcha com formação em Balé Clássico pela Escola de Dança Dicléa Ferreira de Souza (Pelotas-RS), onde participou de vários espetáculos, entre eles: "Quebra Nozes” e “Lago do Cisne". Estudos e experimentações coreográficas em dança contemporânea realizadas sob a direção de Heloisa Peres.
Vem atuando como vocalista e percussionista do Grupo gaúcho “Jhanela Aberta” e em apresentações de Gelson Oliveira.Promoter e divulgadora de eventos.

Daniel Petersen
Flautista gaúcho com estudos no Conservatório Pernambucano de Música e aperfeiçoamento com o reconhecido instrumentista Pedrinho Figueiredo.
Participou com importantes grupos em eventos, shows e festivais do Rio Grande do Sul.


















“Gelson Oliveira e grupo En Provence”

Programa de Intêrcambio e Difusão Cultural
Edital n° 1/2012
Secretaia de Fomento e Incentivo à Cultura
Fundo Nacional de Cultura – MINC – Brasil

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados