Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Grandiosidade e beleza da raça negra

Assoc. Educ. Cultural Didá:africanos e descendentes em culto a Escrava Anastácia
Escrava Anastácia: Devoção de muitos brasileiros
1
llamar al pan · Belo Horizonte, MG
29/10/2007 · 12 · 1
 

A escrava Anastácia é cultuada no Brasil como santa e heroína, considerada uma das mais importantes figuras femininas da história negra no Brasil. Sua beleza tornou-se objeto de desejo e obsessão do feitor de sua fazenda. Por nunca ter aceitado o assédio do rapaz, foi violentada e condenada a viver com uma máscara no rosto, que era retirada apenas durante as refeições, suportando este instrumento de supremo suplício por longos anos de sua dolorosa, mas heróica existência." (wikipedia)

O Brasil tem a segunda maior população negra do mundo. Contudo, a presença do negro em terras brasileiras foi marcada de preconceitos e negações. No universo do Brasil Colônia, o índio acabou cedendo lugar para o negro como escravo. De acordo com o Censo de 2000, a percentegam de nagros analfabetos chega a 18,69%, enquanto a de brancos, 8,31%. Já é sem tempo de acabar definitivamente com preconceitos e valorizar a raça negra, que tanto fez pela cultura brasileira, e criar uma nova nação sem fronteiras.
Como disse muito bem o manifesto pardo-mestiço "Em nossas veias pulsa misturado, em percentuais diferentes, o sangue do índio, o sangue do negro, o sangue do branco, o sangue do amarelo". A maioria brasileira é mestiça e tem mais de 60% do gen negro. Se a genética nos revela a realidade, falta resgatar os negros excluídos da história familiar e manifestar de uma vez por todas que nossa civilização não é exclusiva do homem branco. Afinal, o mundo negro é beleza e movimento, raízes de pensamentos, poesias, amor e religiosidade.
Aquele que conseguir lançar um negro olhar sobre a indescritível beleza da cor está próximo de entender que a diferença de tom de pele não é impedimento, mas grandeza do multicultural, do multiracial, onde reside o milagre da vida.
No aspecto religioso,os negros também promoveram uma importante fusão entre os rituais católicos e africanos que resultou em uma inédita manifestação religiosa, que só o Brasil conhece. Alguém que tenha visto uma apresentação de dança afro pode entender a força dos rituais de fé africanos.
Por Georgiana de Sá

Prece Milagrosa para alcançar uma Graça urgente da Escrava Anastácia
Vemos que algum algoz fez da tua vida um martírio, violentou tiranicamente a tua mocidade, vemos também no teu semblante macio, do teu rosto suave, tranquilo, a paz que os sofrimentos não conseguiram perturbar.
Isso quer dizer: eras pura, superior, tanto assim que Deus levou-te para as planuras do Céu e deu-te o poder de fazeres curas, raças e milagres mil.
Anastácia pedimos-te... roga por nós, proteja-nos, envolve-nos no teu manto de graças e com teu olhar bondoso, firme, penetrante, afasta de nós os males e os maldizentes do mundo. Tudo que pedimos por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo, Amém.
Todas as manhãs, antes de sair para o trabalho, olhe para Anastácia, peça-lhe suas graças, que tudo correrá bem para você.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Andre Pessego
 

Ilamar,
A grandiosidade do retrato que abre esse texto.........
Do texto, sim legal.
Os dados do IBGE, são tabulados pelo CEP, visando o que visa - elogiar govenantes de plantão.
E as conceituações são feitas para
não envergonhar referências mundiais. Hoje, pelo bem do IDH.
O que é ser analfabeto, comparativamente a que estágio das
outras etnias, com outros CEPs? Não nos iludamos. Por exemplo:água, água de beber camará
X% da populçâo tem água encanada. Em que condições?
mais de 50% do negro que vive nas grandes cidades para beber
tem de futar água, porque não pode pagar. Este dado para o Brasil deverá (um dia), ser mais importante que "o ter água encanada".
Mas valeu a materia, a elucidação,
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 28/10/2007 06:58
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados