Ha mais coisas no ar que aviões de carreira!

1
AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ
13/5/2007 · 101 · 1
 

Participei de 2 apresentaçoes do Jongo da Serrinha com a Capoeira em 1980 por ai mas como tinhamos que treinar fomos varios dias . Num certo dia o treino acabou por volta do meio-dia e resolvi entrar para conhecer o Centro de Vovo Maria Joana. Entrei e dei de cara com ela sentada em um banquinho em frente ao Gonga. Me senti infinitamente pequeno nao sei se tomei a bençao ou ajoelhei so sei que a força da ENERGIA dela me abalou profudamente ate hoje nao vi nada igual em pessoas que trabalham na Umbanda ou Candomble! Me tornei escravo e amante do CaxamBu e me senti na obrigaçao de dar este meu depoimento. Sou aluno do LUA-RASTA de Capoeira. E so! Leiteiro
x-x-x
Ficamos muito emocionados com seu depoimento. Realmente Vovó Maria era uma pessoa muito especial e sua energia emana na Serrinha até hoje mesmo após seu falecimento há mais de 20 anos. Muito obrigada pelo depoimento, vamos enviar para a neta dela, Dely Monteiro, que ainda mora nesta casa que vc visitou. Luiza Marmello(Jongo da Serrinha)
Desculpe incomoda-los de novo mas pesquisando o JONGO em suas paginas tive a impressao de que Darcy nao esta mais entre Nos! Estou certo ou errado?
Pesquisando o Jongo na internet descobri o valor e o poder energetico do Atabaque eu que trabalho a 30 anos com a Capoeira e nao sabia!
Nos brasileiros somos muito desleixados com a Ciencia da Mae Africa, nossa porcentagem de sangue portugues fala mais alto-Faturar,Faturar,Faturar- e deixamos de nos aprofundar na Riqueza Cultural que Herdamos!
Me PERDOE MAE AFRICA me sinto velho para começar mas torço para que os bisnetos de voçes ai da SERRINHA e de outros QUILOMBOS pelo Brasil afora o façam!
AXÉ,AXÉ muito AXÉ! BEIJOS,VOVÓ,aonde a Senhora estiver!
x-x-x
Oi querido,o nosso Mestre Darcy, infelizmente já virou uma estrela, que brilha muito no céu dos ancestrais jongueiros. Mas fiquei intrigada quando vc disse que já estaria velho para pesquisar os tambores. Estas entidades maravilhosas que nos acompanham desde antes de nascermos. Afinal, nosso coração é um tambor. Vc não deveria dizer isso pois quem faz ou participa de qualquer atividade que tenham esses maravilhosos e seculares tambores, não se livra deles jamais. Já faz parte de vc. Continue sua pesquisa. Realmente vc tem razão quando diz que os tambores são vivos. E têm seu poder energético. Eles falam. Beijo grande no seu coração e Muito axé pra vc. Deus abençoe. Luiza Marmello (Jongo da Serrinha)
x-x-x
Mas Deus sabe oque faz, foi preciso que os 2 subissem para que o Jongo crescesse tanto. Darci me pareceu oque seria os Faraos para os egipcios, o cara com a ciencia dos Deuses nasceu para ensinar Jongo e conseguia mesmo nos treinos que as crianças nos transmitissem a emoção dançando!
Tive sorte de ver o Jongo ai a noite no Terreiro da Serrinha com Vovó Maria dançando, ja tive o disco de Capoeira em que o Jongo fez parceiria e tenho o da Beth Carvalho ou Clara Nunes não sei com a presença da Vovó!
Com apreço Leiteiro!
Correspondencia trocada com a ILUMINADA Sra. MARILU(LUIZA) MELLO, mas antes de conhecer VOVÓ MARIA JOANA,conheci outras pessoasque tem um quê ESPECIAL que os diferem de seres humanos comuns, me fazem lembrar uma pasagem biblica sobre a EXPULSÃO DE 250.000 "ANJOS" que se "ENGAMBELARAM" pelas MULHERES TERRAQUEAS. CORRO O RISCO mas vou afirmar que essa turminha ai embaixo È TODA descendentes daqueles "PESTES"! Minha avó de criação MARIA das Graças,Rubinho Tabajara,Lua Rasta, o IMPRESSIONANTE BEBETO MONSUETO, Nestor Capoeira, Peixinho, Toni, Zezé Mota, Doutor Paschoal Grannato, em São Paulo Mestre ANANIAS, Valdenor dos Santos, Carangueijo, Peixe de Guarulhos, JACA, volto ao Rio:
Gilberto da Barra, Poeira, Camisa, Leopoldina, Neco, Ivan Watch Rodrigues, Vovó Maria Joana, Darcy do Jongo da SERRINHA, JoãoPequeno da Bahia, e do PARÁ, Bira, Brás, Laica, e seu GUEDES de ITAPORANGA-Vigia, Pará!
Achou muito então lembre-se que 250 mil anjos era a quarta parte da população da Terra na epoca!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
izabar
 

Nossa, justo agora que só penso em tambor rsrsrs.Mas queria comprar um especial diferente de pele de animal.Sentir o natural em minhas mão.Me apaixonei pelo atabaque na capoeira , como adoro o som parece que minha alma voa junto.E vou e largo meu corpo.Quando morrer quero sons de atabaque me levando embora .Que pena que a capoeira não pude fazer na época que queria mas tenho ela no coração, quem sabe ainda volto.Maria todas mulheres somos , pois Maria era o nome em aramaico para mulher.Jesus estava sempre acompanhado de Marias...Lindo texto amei....

izabar · Santos, SP 20/7/2010 14:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados