I RioCírio: Santa Teresa terá homenagem à Nazaré

1
Carol Assis · São Paulo, SP
21/10/2007 · 79 · 1
 

De 26 a 28 de outubro, no Largo das Neves, em Santa Teresa, ocorrerá o I RioCírio, evento que irá celebrar os festejos dedicados à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, e Nossa Sra. Aparecida, padroeira do Brasil. O RioCírio remete a conhecida manifestação cultural do povo paraense, o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas da América Latina, que envolve uma grande estrutura turística, religiosa e cultural, na cidade de Belém do Pará, e reúne mais de dois milhões de romeiros numa gigantesca procissão de fé pelas ruas da capital do Estado.

A tradição em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, já tem mais de dois séculos e atrai para a região, no mês de outubro, devotos de todo Brasil e do mundo, muitos em reconhecimento das mais diversas graças recebidas. Conhecido como o "Natal dos Paraenses, o evento começa no segundo domingo de outubro, com a procissão que percorre mais de 3 quilômetros da cidade, da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. Na procissão, uma Berlinda carrega a imagem de Nossa Senhora, que é seguida por romeiros. As famílias paraenses enfeitam as ruas e casas em homenagem à santa, o visual da cidade se transforma no cenário de um grande espetáculo de fé. Após a romaria é servido o tradicional almoço do Círio, com pratos típicos da região, como a maniçoba, o vatapá e o pato no tucupi. As iguarias paraenses são especiais não apenas por seus igredientes exóticos, mas também por seu preparo. A maniçoba, por exemplo, é feita a partir da maniva, que é a folha extraída da mandioca. A folha, depois de moída deve ser cozida por sete dias, tempo necessário para evitar intoxicação pelo ácido cianídrico, substãncia que pode levar à morte. Depois dessa preparação, o tempero é feito com ingredientes semelhantes ao de uma feijoada completa.

Além da procissão, o Círio agrega outras manifestações, como a trasladação, a romaria fluvial e outras peregrinações. O RioCírio, em Santa Teresa, ocorrerá no período do Recírio, a procissão de encerramento, momento do desfecho de toda a festividade Nazarena. O evento terá inicio com a realização da missa, às 18h, na igreja de Nossa Senhora das Neves, que irá receber em sua casa N. Sra. De Nazaré, N. Sra. Aparecida e Santa Teresa. O objetivo do evento, que conta com parceria da Igreja de N. As. Das Neves e da sub-prefeitura de Santa Teresa, além de celebrar as santas, é difundir e reunir grupos artísticos em torno da cultura paraense, criar um espaço para integração cultural da comunidade de Santa Teresa e revitalizar um de seus largos mais tradicionais, o Largo das Neves, relembrando ainda as festas de quermesse com barracas de comidas típicas, artesanto, atrações culturais e brincadeiras.

A programação contará com apresentações musicais de jongo e carimbó, além da presença de diversos elementos da cultura nortista, amazônica, incluindo lendas e ritmos de seu folclore, assim como a marujada, cortejo de rua, que a partir de 1835 se integrou no Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Programação

26 de Outubro

> 18h – Missa na Igreja Nossa Senhora das Neves
> 19h – Auto do Círio – Procissão encenada
> 20h – Cabaré Circundado (Circo)
> 20h40 – Documentário sobre vida e obra de Verequete, mestre de carimbá de raiz paraense.
- Vídeo sobre o Círio
- Apresentação de DJ
> 21h30 – Tambor de Criola – As três Marias
> 22h – Carimbó – Bandalheira Paidégua

27 de Outubro

> De 10h às 14h Oficinas de reciclagem e gincana cultural (brincadeiras do Pará e do Rio)
> 14h Cabaré Circundando
> 15h DJ
> 17h Convidados, poesia, arte e cantoria
> 18h30 Mostra de vídeos paraenses
> 20h Denise Rodrigues, comediante paraense
> 21h Cabaré Circundando
> 22h Bandalheira Paidégua
> 00h Encerramento e limpeza da praça

28 de Outubro

> 10h às 14h Oficinas de recilagem e gincana cultural
> 14h Cabaré Circundando
> 15h DJ
> 15h 30 Capoeira
> 16h30h Convidados, poesia, arte e cantoria
> 18h30 Mostra de vídeos paraenses
> 19h30 Jongo
> 20h30 Bandalheira Paidégua
> 22h Encerramento e limpeza da praça

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Carol, tua colaboração me lembrou isso aqui que li recentemente. Achei bem interessante. Queria só conferir uma coisa: acho que há controvérsias, mas se não me engano Santa Teresa, o bairro, é com S. Beijo

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 18/10/2007 18:52
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados