De 26 a 28 de outubro, no Largo das Neves, em Santa Teresa, ocorrerá o I RioCÃrio, evento que irá celebrar os festejos dedicados à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, e Nossa Sra. Aparecida, padroeira do Brasil. O RioCÃrio remete a conhecida manifestação cultural do povo paraense, o CÃrio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas da América Latina, que envolve uma grande estrutura turÃstica, religiosa e cultural, na cidade de Belém do Pará, e reúne mais de dois milhões de romeiros numa gigantesca procissão de fé pelas ruas da capital do Estado.
A tradição em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, já tem mais de dois séculos e atrai para a região, no mês de outubro, devotos de todo Brasil e do mundo, muitos em reconhecimento das mais diversas graças recebidas. Conhecido como o "Natal dos Paraenses, o evento começa no segundo domingo de outubro, com a procissão que percorre mais de 3 quilômetros da cidade, da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. Na procissão, uma Berlinda carrega a imagem de Nossa Senhora, que é seguida por romeiros. As famÃlias paraenses enfeitam as ruas e casas em homenagem à santa, o visual da cidade se transforma no cenário de um grande espetáculo de fé. Após a romaria é servido o tradicional almoço do CÃrio, com pratos tÃpicos da região, como a maniçoba, o vatapá e o pato no tucupi. As iguarias paraenses são especiais não apenas por seus igredientes exóticos, mas também por seu preparo. A maniçoba, por exemplo, é feita a partir da maniva, que é a folha extraÃda da mandioca. A folha, depois de moÃda deve ser cozida por sete dias, tempo necessário para evitar intoxicação pelo ácido cianÃdrico, substãncia que pode levar à morte. Depois dessa preparação, o tempero é feito com ingredientes semelhantes ao de uma feijoada completa.
Além da procissão, o CÃrio agrega outras manifestações, como a trasladação, a romaria fluvial e outras peregrinações. O RioCÃrio, em Santa Teresa, ocorrerá no perÃodo do RecÃrio, a procissão de encerramento, momento do desfecho de toda a festividade Nazarena. O evento terá inicio com a realização da missa, à s 18h, na igreja de Nossa Senhora das Neves, que irá receber em sua casa N. Sra. De Nazaré, N. Sra. Aparecida e Santa Teresa. O objetivo do evento, que conta com parceria da Igreja de N. As. Das Neves e da sub-prefeitura de Santa Teresa, além de celebrar as santas, é difundir e reunir grupos artÃsticos em torno da cultura paraense, criar um espaço para integração cultural da comunidade de Santa Teresa e revitalizar um de seus largos mais tradicionais, o Largo das Neves, relembrando ainda as festas de quermesse com barracas de comidas tÃpicas, artesanto, atrações culturais e brincadeiras.
A programação contará com apresentações musicais de jongo e carimbó, além da presença de diversos elementos da cultura nortista, amazônica, incluindo lendas e ritmos de seu folclore, assim como a marujada, cortejo de rua, que a partir de 1835 se integrou no CÃrio de Nossa Senhora de Nazaré.
Programação
26 de Outubro
> 18h – Missa na Igreja Nossa Senhora das Neves
> 19h – Auto do CÃrio – Procissão encenada
> 20h – Cabaré Circundado (Circo)
> 20h40 – Documentário sobre vida e obra de Verequete, mestre de carimbá de raiz paraense.
- VÃdeo sobre o CÃrio
- Apresentação de DJ
> 21h30 – Tambor de Criola – As três Marias
> 22h – Carimbó – Bandalheira Paidégua
27 de Outubro
> De 10h às 14h Oficinas de reciclagem e gincana cultural (brincadeiras do Pará e do Rio)
> 14h Cabaré Circundando
> 15h DJ
> 17h Convidados, poesia, arte e cantoria
> 18h30 Mostra de vÃdeos paraenses
> 20h Denise Rodrigues, comediante paraense
> 21h Cabaré Circundando
> 22h Bandalheira Paidégua
> 00h Encerramento e limpeza da praça
28 de Outubro
> 10h às 14h Oficinas de recilagem e gincana cultural
> 14h Cabaré Circundando
> 15h DJ
> 15h 30 Capoeira
> 16h30h Convidados, poesia, arte e cantoria
> 18h30 Mostra de vÃdeos paraenses
> 19h30 Jongo
> 20h30 Bandalheira Paidégua
> 22h Encerramento e limpeza da praça
Carol, tua colaboração me lembrou isso aqui que li recentemente. Achei bem interessante. Queria só conferir uma coisa: acho que há controvérsias, mas se não me engano Santa Teresa, o bairro, é com S. Beijo
Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 18/10/2007 18:52Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!