JAZZ AÍ HÁ

divulgação
Lula (acordeon) à época de seu ingresso na OPC
1
F.E.L. - prod. de Arte · Natal, RN
8/1/2009 · 39 · 0
 


Há mais.
Há sinais claros de outras fontes.
Há indícios de raízes sonoras nascidas no chão
do sertão nordestino brasileiro (violas de repentistas,
cavacos de mestres sem nome, o puxado rude dos foles etc).
Há sutis referências ao blues, ao tango, do roq, da rumba, do flamenco, da seresta ...
Há sentimento, muito sentimento ...
E isso nunca poderá faltar.

Lula já nasceu grande, com 5 quilos.
Sendo o quinto filho de sua casa, descendente dessa árvore índia poti(guar), ele está entre a elite musical dos que atuam no circuito profissional musical brasileiro. É integrante da Orquestra Popular de Câmara de São Paulo, onde toca junto a nomes como Caíto Marcondes, Benjamim Taubkin, Teco Cardoso, Guello e Zezinho Pitoco, entre outros consagrados músicos do cenário nacional. Também desenvolve suas atividades nos estúdios de gravação em discos de Zélia Duncan e Chico César, por exemplo, e no palco acompanhando artistas como Geraldo Azevedo, Mônica Salmaso, Antônio Nóbrega, Zé Renato, Elba Ramalho e Virgínia Rosa.

Lulinha Alencar (como é bem mais conhecido) é auto-didata, e vem tocando desde a adolescência. A música instrumental viria a despertar uma forte influência na sua formação, sendo responsável pelo seu envolvimento com esse segmento da cena paulistana atual. Seu trabalho autoral, onde dá vazão à sua criatividade como compositor, exercitando sua versatilidade num misto de improvisações jazzísticas e aleatórias espontaneidades, veio sendo paralelamente desenvolvido em projetos como o ‘Quartzo’ (quarteto) ou ao lado de seu parceiro Déka Silva no ‘Uniduo’. Mais recentemente sua arte foi levada à Alemanha, quando tocou no Rudolstadt festival.

Suas músicas, enraizadas no melhor do jazz, revelam riquezas sonoras harmônica e melódica peculiares, soam intensas, vivas, pulsantes, são bem elaboradas, e executadas com entusiasmo e apuro nas suas texturas vigorosas e elegantes. Coisa boa mesmo. Requintada. E até bela. Sim. Também denotam um certo esmero técnico, mas o tesão prevalece.

Lula é ativo. Além de compor e interpretar, também arranja. Sua relação com os instrumentos de teclado começou nos conjuntos de baile, evoluiu para o piano e alcançou o acordeom. É exigente, e perfeccionista às vezes. Invariavelmente é dedicado e atencioso com o trabalho.

Mas é principalmente... musical.
Muito musical.
E especial.
Por isso.



compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados