Jericos agitam interior de Rondônia

1
Adriel Diniz · Porto Velho, RO
18/3/2006 · 150 · 0
 

O nome pode ser estranho, o carro pode ser estranho, mas a 5ª Corrida Nacional de Jericos é a grande sensação deste final de semana na região central de Rondônia. A pequena cidade de Alto Paraíso triplica sua população, que é de 16 mil habitantes, durante a festa. O município fica a 215 km de Porto Velho e em 2006 comemora 14 anos de fundação. Espera aí. Mas o que é jerico mesmo?

Bem, Alto Paraíso se auto-intitula a Capital Nacional dessas maquinetas. Os tais carros são uma febre na cidade, todos montados quase manualmente aproveitando pedaços de outros veículos, como chassis de caminhonetes, motores de geração de energia elétrica e volantes de caminhão. No início, essas carroças motorizadas eram utilizadas só na lida do campo, mas aí o pessoal da cidade resolveu encher de lama uma pista e colocar as geringonças para disputar uma engraçada corrida automobilística. Aí o jerico se transformou no símbolo de Alto Paraíso.

Pois bem, depois de explicada a história do jerico, dá até vontade de ir lá ver essa corrida, então é bom dizer que a festa não é só isso. A Secretaria de Cultura e Esporte do município também preparou várias atrações para não deixar ninguém parado enquanto não roncam os motores. A programação teve início no domingo passado, dia 5, com um culto ecumênico. Na segunda, um torneio de futebol começou a ser disputado por times locais e na sexta-feira, além da final desse torneio, aconteceu o 13º Festival da Canção de Alto Paraíso, feira de artesanato e Show de Calouros. No sábado, a festa continua com a apresentação dos Jeeps Clubes de Porto Velho e de Cacoal e treino livre dos jericos durante a tarde. E à noite, a banda Urutal faz a festa, iluminada por um grande show pirotécnico à meia noite. Ufa! Mas não esqueça que amanhã é que as máquinas envenenadas ganham a pista.

Em Alto Paraíso não há hotéis, por isso não esqueça de levar sua barraca de camping, pois lá há casas e apartamentos para alugar, dois locais reservados para o acampamento, com água, banheiro e churrasqueira. Talvez os restaurantes não atendam à grande demanda, então é bom levar uma boa farofa na bagagem, uma máquina fotográfica e disposição para dar boas risadas durante a corrida.

Ãrea de camping: R$ 7,00
No Jericódromo a entrada é franca.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados