Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Jovens não lêem

Biranunes
1
biranunes · Caruaru, PE
28/3/2008 · 57 · 2
 

Vi há algum tempo, que o Centro Joan Shorenstein, Instituto de Pesquisa Norte–Americano divulgou um relatório com dados sobre o nível de interesse em adquirir informações em noticiários de TV e rádio.

A pesquisa feita com 1.800 americanos, adolescentes e jovens de 18 a 30 anos relata que eles não acompanham o noticiário como os mais velhos fazem. Outro problema é que quando as pessoas dizem estar interessadas nas notícias, elas estão apenas tomando conhecimento delas superficialmente.

Falta o aprofundamento necessário à aquisição do conhecimento. Os Jovens pensam que deixar o rádio ligado significa acompanhar as notícias.

Essa realidade não está longe de nós Brasileiros. A última Pesquisa do Instituto Toledo e Associados sobre mostrou que 18% dos entrevistados não gostam de ler, 34% não lêem com freqüência e 16% lêem apenas de vez em quando. Equivale a dizer que, somados, 50% não têm o hábito de ler.

A situação fica pior a cada nova tecnologia que surge. Se não forem usados da maneira certa os iPods, e a TV digital TiVo [gravador de programas de TV digital], vão permitir que nada mais seja assistido, a não ser notícias velhas e entretenimento. A luta entre a tecnologia e a dispersão vai fazer com que nós jornalistas precisemos cada vez mais da utilização de novas linguagens e atualizações. É saber persuadir à força sem contato.

Chato isso, não?

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido Bira:
Acho que há um dado importante nesta equação que o seu texto, de certa forma, escamoteia: a qualidade da informação divulgada nos noticiários do rádio e Tv, não acha não?
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 26/3/2008 18:43
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

É,
Leio, vejo, acompanho e noto este desinteresse, desmotivação.
Ler, trabalhar, correr, saltar, treinar patinete, jogar Capoeira, tudo isto é "sacrifício", não dá lucro visível, palpável.
Estudar é sacrificante e decepcionante. Vai me dando um quê de saber que não sei. E pensei que era o tal.
Aprender Capoeira, nos 15 primeiros dias também. Por que? fulano faz "aquilo" e eu não. Tendo a desistir.
E daí?
Se os pais nao ajudarem, estimularem, mostrar, dizer que nada é facil. Necas.
Então a falta está nos pais.
Tudo que os filhos forem de bom ou de ruins a "culpa" ou a culpa é dos pais.
legal tua mat´[eria,
um abraço,

Andre Pessego · São Paulo, SP 29/3/2008 06:59
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados