Legalização das drogas: solução ou banalização?

1
Ale_FS · Guarulhos, SP
16/11/2007 · 24 · 1
 

Faz tempo que estou querendo escrever um texto abordando este tema, mas sempre me faltou ânimo, que veio depois da resenha do Edu sobre o filme “Tropa de Elite", no , site que participo.

Antes de tudo, quero deixar bem claro os seguinte pontos: Não sou um viciado que quer a legalização só pra poder ficar doidão por aí nem sou um produtor e comerciante ilegal das drogas que vou ficar rico com sua liberação.

Esclarecido isso, vamos ao que interessa…

Em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo, a maior parcela do crime está ligada direta ou indiretamente com tráfico de drogas. Essa rede criminal articula desde o aliciamento de crianças para o tráfico à corrupção, entre outras dezenas de fatos que desencadeia.

Mas porque o tráfico é tão forte? O tráfico da dinheiro, e muito. Com esse dinheiro, os traficantes tem potencial financeiro pra pagar a corrupção policial e conseguir armamentos dignos de uma guerra, dando a eles, a partir de então, não apenas potencial financeiro, mas potencial bélico também.

E qual seria a grande solução? A legalização. Uma vez que as drogas não seriam mais proibidas, tiraria-se das mãos dos traficantes esse poder financeiro, discriminalizaria-se o usuário, geraria empregos, e desarticularia toda essa malha criminal que cerca o tráfico de drogas.

Uma grande questão que faz com que muitos conservadores nesse assunto sejam contra é que essa legalização iria fazer com que as pessoas virassem todos drogados. Mas não é bem assim. As pessoas não fazem ou deixam de fazer algo porque a lei permite ou não, e sim o fazem porque lhes dá vontade. Eu bebo minhas cervejas, e não porque a lei me permite ou porque alguem me obriga, mas sim porque eu gosto, porque me dá prazer, e com as drogas será igual, quem gosta e quer usar, vai usar, quem não gosta e não quer não vai usar, estejam proibidas ou não, simples!

No entanto, há uma ressalva: há a possibilidade de que, para suprir a lacuna financeira que a legalização vai causar, aumentem os roubos, furtos, assaltos, etc.

E de fato, isso pode até acontecer, mas o tráfico indiretamente já cria esses crimes, e que viriam a reduzir a quase zero, ou a zero (os crimes de roubo furto, assaltos, equestros, etc. que tem ligação com o tráfico), criando uma grande queda na criminalidade.

Outro ponto interessante é a corrupção policial. Acredito que iria sofrer uma grande queda também, visto que sem traficantes, sem dinheiro, os policiais não iriam mais ter como ser corruptos. E também tem o caso da omissão policial. Ele pode fazer vista grossa ao ver o tráfico rolando, mas fica mais complicado se o cara ver um assalto acontecendo do lado dele e não fizer nada.

E isso pode ser comprovado utilizando-se como exemplo a Holanda. Sabe-se que na Holanda, o uso das drogas é liberado, assim como o comércio e tals, e foi eleito pela ONU como o país com melhores condições de vida em 2006. Por incrível que pareça, lá na Holanda é onde as pessoas começam a consumir drogas mais tarde e a quantidade de usuários é relativamente baixa se comparado com os demais países, além do fato de a criminalidade lá ser a excessão, não a regra como no Brasil.

Um grande amigo meu é holandes, e um dia, covnersando com ele, ele me disse que ia a uma lanchonete, comprava a droga que achasse melhor, usava em sua casa, e assim faziam as outras pessoas. Só não podia fazer o uso em lugares públicos, ou ele toamria uma multa.

Como opnião pessoal, apenas acho que deveria-se atentar com relação à produção das drogas. Ao meu ver, deveriam ser produziadas pelo estado, para poder ter controle e não permitir que o Brasil entre para o tráfico internacional de drogas como exportador, exportando, se for o caso, apenas a países onde as drogas sejam legalizadas também. Tenho essa visão para o Brasil mas não tenho conhecimento pra dizer o melhor sobre o tráfico no resto do mundo.

Outra coisa que também vale considerar é que temos outras drogas que estão por aí, que causam um dano imenso e que estão legalizadas. Oque traz dano maior, uma dose de 51 ou um cigarro de maconha? Pode perguntar a qualquer médico que te garanto que ele responderá que é a pinga. Fora que nego enche a cara de cerveja e vira super-homem na via Dutra, e leva junto com ele vidas inocentes. 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, e desses 90%, mais de 80% são causados por motoristas embriagados. Brigas são a mesma coisa.

“Eu me pergunto quantas crianças precisam morrer para que um playboy possa enrolar um baseado?”. Até quando teremos essa pergunta na cabeça enquanto a resposta está ao nosso alcance?

Texto original por mim, no site

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
LAILTON ARAÚJO
 


ALE...

A questão colocada para leitura e discussão é muito importante.

Quero deixar bem claro que não gosto de drogas: sou careta! Não bebo, como, cheiro ou fumo! Dizem que sou uma peça rara!

O assunto é sério! A sociedade brasileira tem que parar de colocar como "tabu", a questão da discussão da legalização do uso de "drogas". Você deveria abrir um fórum no OBSERVATÓRIO OVERMUNDO...

Quem usa, quem compra e quem vende drogas? Todos os brasileiros sabem! E se a bebida é uma droga ou não? Quantos questionam? E o cigarro que mata milhões de brasileiros!

Já assisti palestras com o Dr. Dráuzio Varela tratando desse tema - de forma aberta - para uma platéia de mil alunos na UNIP. Ele comentou algo mais ou menos assim:

"já cuidei de vários dependentes químicos. O dependente de álcool largou a bebida... Os usuários de crack, maconha, cocaína e heroína tiveram altos índices de recuperação... Já os fumantes normais de cigarro... São terríveis! Esses largam o vício por uns dias e justificam à volta ao consumo de cigarro, como algo impossível de acontecer. A dependência da nicotina é algo grave!"

Gostei do texto...

Grande Abraço!

Lailton Araújo

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 17/11/2007 02:04
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados