Moçambique desembarca em Natal

1
Yuno Silva · Natal, RN
18/5/2006 · 0 · 0
 

A Fortaleza dos Reis Magos, construída no fim do século XVI, abriga até o próximo dia 5 de fevereiro a exposição fotográfica Como salvar a Ilha de Mocambique?. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a Ilha de Moçambique luta para não ser esquecida pelo resto do mundo. Em 1898, após deixar de ser a capital de Moçambique, o antigo entreposto de ouro, marfim e escravos do Oceano Ãndico (costa leste do continente africano), passou a amargar uma constante lapidação cultural.

Para tentar reverter essa situação, agravada em 1975 com a independência de Moçambique em relação ao domínio de Portugal, um grupo de mulheres da ilha (camponesas, agriculturas e donas de casa) resolveram criar a ong Círculo de Mulheres da Ilha de Moçambique, entidade responsável pela promoção da exposição itinerante. O objetivo é chamar atenção da opinião pública de outros países de língua protuguesa. As fotografias retratam detalhes do cotidiano da Ilha, o povo, seus encantos naturais, a cultura, a gastronomia e o rico acervo histórico do período colonial.

A Ilha, com pouco mais de 3 km de comprimento e 500 metros de largura, tem cerca de 20 mil habitantes e, em 1964, recebeu a visita do ilustre professor e escritor potiguar Luis da Câmara Cascudo. A exposição está aberta à visitação todos os dias, até 5 de fevereiro, e o acesso custa R$ 3 e R$ 1,50 (estudante). Informações 84 3202-9006.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados