Muriçocas do Miramar

1
Edmundo Nascimento · João Pessoa, PB
30/4/2006 · 144 · 0
 

Um dos maiores blocos de arrasto do Nordeste sai amanhã, na ?quarta-feira de fogo?, dentro das prévias do carnaval de João Pessoa

Já se vão 20 anos desde aquele aniversário de Thiago de Lima, quando - devido à proximidade do carnaval - os convidados apareceram fantasiados e - meio que num ímpeto por não existir nem sinal de carnaval na cidade - resolveram improvisar um bloco e sair pelo bairro do Miramar batendo panelas e cantando frevos e marchinhas. No ano seguinte já organizaram melhor a coisa, fizeram um estandarte e batizaram o bloco de Muriçocas do Miramar, numa espécie de homenagem à grande quantidade de insetos que havia no bairro naquela época. Hoje, Thiago é formando de publicidade e propaganda e, ao lado dos coordenadores do bloco Gualberto Lima, Marconi Serpa e Fuba, ajuda na organização de uma das maiores manifestações carnavalescas do país.

Em João Pessoa praticamente não existe carnaval. O que funciona realmente por aqui são as prévias, conhecidas também como Folia de Rua, nome dado a partir da Associação responsável pela organização do calendário das associações, blocos e troças dos bairros que saem nessas vésperas do carnaval da cidade. Os maiores blocos são as Virgens de Tambaú, grupo carnavalesco tradicional no qual homens se vestem de mulheres (sai no domingo anterior a sexta-feira de carnaval); o Bloco dos Cafuçus, no qual os foliões se vestem da maneira mais exagerada possível (sai na sexta-feira de carnaval); e o maior deles, As Muriçocas do Miramar, que chega a atrair cem mil foliões em seu trajeto do bairro do Miramar até a Praia de Tambaú.

O percurso do bloco não é muito longo mas muitíssimo divertido. O desfile acontece na ?quarta-feira de fogo? que antecede o carnaval e mexe com a cidade inteira por ser um dia útil como outro qualquer. O tráfego muda, alguns órgãos públicos tornam o ponto facultativo, muita gente sai do trabalho mais cedo, enfim, acontece um rebuliço impressionante e a cidade acaba vivendo em função do bloco.

A concentração acontece na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar. Hoje, é um bloco gigantesco, sai com cerca de vinte trios elétricos que ficam esperando os foliões na Avenida Epitácio Pessoa, tendo sempre à frente o compositor do hino das Muriçocas, Flávio Eduardo, mais conhecido como Fuba, que devido à popularidade adquirida como puxador do bloco acabou se elegendo vereador.

As Muriçocas, abreviação carinhosa do nome do bloco, é um fenômeno de adesão popular, tanto que as grandes emissoras de TV montam estruturas inteiras para ter imagens privilegiadas do bloco. Cantores como Chico César, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Edson Cordeiro, Totonho, entre outros, fazem participações especiais e atraem mais e mais foliões a cada ano. Anualmente, a comissão organizadora do bloco, capitaneada por Gualberto Lima (pai do nosso amigo Thiago Lima, aquele da festa de aniversário onde tudo começou), Marconi e o próprio Fuba se mobilizam para confeccionar camisetas para vender e ajudar no custeio das despesas do bloco. Algumas empresas também ajudam, patrocinando trios e custeando bandas para acompanhar o bloco. A prefeitura apoia com a infra estrutura.

Seu desfile é o ápice do carnaval do cidade, mesmo saindo no período pré-momesco. O bloco consegue mudar hábitos urbanos: faz com que as pessoas reservem espaço nas calçadas em toda extensão do trajeto por onde passa, colocando cadeiras, construindo camarotes, montando estruturas enormes para apenas uma noite. Os camarotes são construídos pelos próprios moradores e famílias que moram na vizinhança por onde passa o bloco. Alguns promoters montam estruturas VIP com DJs para convidados privilegiados e condomínios constroem aquibancadas para moradores e convidados se divertirem enquanto o bloco passa. O percurso todo vira uma grande passarela, muito animada.

A concentração começa a lotar a partir das 19h. O Bloco sai lá pelas 22h, quando a rua Tito Silva não comporta mais ninguém. A descida é lenta e vai até bem tarde. Muita gente se fantasia de muriçoca com máscaras feitas de papel crepom e material reciclável. A cada ano um artista plástico local é convidado a pintar um estandarte, que sai à frente dos estandartes anteriores.

Fenômenos interessantes acontecem, como, por exemplo, o grande número de ocorrências de roubos de automóveis recebido pela 10ª Delegacia Distrital de Tambaú, responsável pelos casos acontecidos nas redondezas. Detalhe: muitos carros são encontrados fechados e intocados exatamente no mesmo lugar onde foram deixado. O fato é que depois da folia e umas doses a mais, os donos dos carros simplesmente esquecem onde deixaram os automóveis.

Na manhã de quinta-feira é grande o número de foliões dormindo e ainda festejando nas areias da praia de Tambaú. Muitos sem lembrar que o carnaval ainda nem começou e que ainda é quinta-feira - ?dia de branco?. Por aqui, os patrões até que são tolerantes. O motivo é mais que justificável!

Site do bloco : www.muricocas.com.br

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados