Músicos alemães são recebidos pelo Goethe-Institut

1
Priscila Nunes · Porto Alegre, RS
4/11/2010 · 0 · 0
 

A parceria formada entre o Goethe-Institut de Porto Alegre e o Goethe-Institut de Curitiba, juntamente com o Goethe-Institut central de Munique, na Alemanha, trouxe para uma curta turnê no sul do Brasil os jovens do Stuttgarter Gitarrenduo. Eles foram uma das atrações do IV Seminário Internacional de Violão Estação Musical, e se apresentaram no dia 14 do mês passado, no auditório do Goethe-Institut de Porto Alegre.
Com apenas 23 anos, o duo de violinistas é considerado fruto da nova geração de jovens talentos da música clássica alemã, e já possui um currículo extenso de premiações e participações em diversas orquestras, viajando ao redor de todo o mundo. Há três anos, lançaram o seu primeiro CD, “Im Klang der Zeit”, regravando peças de importantes figuras musicais, como Beethoven e Pujol.
O casal Julia Hechler e Christian Zielinski nos contou um pouco da sua trajetória na entrevista abaixo, além de relatar algumas observações curiosas a respeito do que estão achando de conhecer um pouco da cultura e dos hábitos brasileiros.

Confira na íntegra:


P - Como vocês se conheceram? E como tudo começou?
Julia - Nos conhecemo no festival de violões na Polônia. Em 2006, formamos o Duo. Desde a adolescência, ate hoje somos namorados. Estudamos e nos profissionalizamos. Hoje estudamos na Staatliche Hochschule fur Musik und Darstellende Kunst Stuttgart- que fica em Stuttgard na Alemanha.

P – Há quanto tempo tocam?
Christian - Faz tempo que tocamos. Desde pequenos, na verdade. A Julia toca violão desde os 8 anos de idade. Hoje temos 23 anos. Já realizamos apresentações na China, Coréia, Nicarágua, Costa Rica, Polônia, Portugal, Bulgária, Itália e Lituânia. E agora no Brasil, claro.

P - Primeira vez no Brasil?
Christian – Sim, primeira vez. Vai fazer uma semana que estamos aqui. Já passamos por lugares aqui do Estado como Santa Maria, Ivoti e agora Porto Alegre. Amanha Curitiba- Paraná.

P - Como foi tocar aqui no Brasil?
Julia- Foi emocionante! Gostamos bastante. O interessante é que as pessoas levam os violões para as ruas aqui no Brasil. Na Alemanha não e tão comum como aqui. Na praça da Encol, vimos crianças cantando e tocando em pleno parque. Ficamos encantados.

P - O que acharam do Brasil?
Julia – O Brasil é bem diferente da Alemanha. Aqui a desigualdade é visível. Ficamos impressionados com as carroças contrastando com os carros luxuosos. Outro aspecto que notamos é que aqui as pessoas vão frequentemente em restaurantes, lá na Alemanha não e bem assim, apenas as pessoas que pertencem a classe alta costumam ir em restaurantes. Conhecemos o Mercado Público, a Encol, o Parcão e uma churrascaria de Porto Alegre.

Prêmios conquistados
- Primeiro lugar no Concurso Internacional na Itália;
- Premio Especial para Instrumentos – Conselho Alemão para Musica Contemporânea;
- Dois prêmios no Concurso alemão;
- Diversos prêmios de incentivo do banco alemão;
- Entre outras premiações.

Para saber mais:
http://www.stuttgarter-gitarrenduo.de/Stuttgarter_Gitarrenduo.html

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados