O cansaço e o panelaço

1
Guilherme Scalzilli · Campinas, SP
23/3/2015 · 1 · 0
 

Quanto mais observo as imagens das manifestações de 15 de março, mais me parece evidente a homogeneidade social, talvez até mesmo étnica, do fenômeno. Seria leviano afirmar que os presentes eram apenas eleitores do PSDB, brancos ou “burgueses”. Mas fica impossível generalizar em sentido contrário, isto é, dizer que os atos espelharam proporcionalmente a sociedade brasileira.

Não quero dizer que as classes menos favorecidas estejam felizes com Dilma Rousseff, mas apenas que elas não encontram representação no movimento. O dado possui implicações políticas relevantes, inclusive quanto aos objetivos da revolta. Um inimigo do assistencialismo estatal e um beneficiário dos seus programas podem ter razões bem diversas para reclamar do mesmo governo.

A grande marca identitária dos protestos atuais é o ressentimento moralista contra a classe política. Ele só envolve a melhoria das condições de vida da população de maneira indireta e hipotética. A pauta do combate à corrupção ganha aqui um claro viés elitista, independente da origem de quem a defende, pois exige mudanças conservadoras do ponto de vista da desigualdade social.

A prisão de executivos e políticos não resolve os imensos problemas que atingem os trabalhadores (falta d’água, por exemplo) e, como observamos no caso Petrobrás, pode até agravar esses problemas se conduzida de maneira irresponsável. O desejo punitivo e a solidariedade possuem naturezas e consequências distintas, amiúde inconciliáveis.

Isso deveria ser levado mais a sério por certos analistas, que comemoram as passeatas como se tivessem uma essência positiva e transformadora. Não faz sentido, para quem ridicularizou aqueles primeiros gestos isolados do Cansei, aplaudir depois a sua temerária apoteose.



http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados