Os indÃcios de que Eduardo Cunha possui contas no exterior são conhecidos pela Justiça há meses. As investigações começaram já em abril na SuÃça, e poderiam ter ocorrido antes, se as autoridades brasileiras tivessem reagido à s primeiras suspeitas.
Enquanto os réus da Lava Jato e seus familiares eram presos com uma afoiteza que até prejudicou inocentes, Cunha seguiu ocupando o terceiro cargo da sucessão presidencial do paÃs. Podendo movimentar suas fortunas.
Eis que ele cai em desgraça justo agora, na fase crÃtica dos planos golpistas. Não antes, prejudicando as manifestações promovidas pela mÃdia conspiradora. Nem depois, no recesso parlamentar ou na paralisia do ano eleitoral.
Claro que não se trata de mero acaso. O cerco ao deputado é uma forma de forçar a sua derradeira investida contra o governo. Acuado pelo noticiário negativo e incapaz de fazer acordos salvadores, ele não teria saÃda senão apressar os ritos do impeachment.
A estratégia consiste em mantê-lo refém dos investigadores, prestando serviço ao roteirotraçado para a Lava Jato. Prática adequada, aliás, aos métodos coercitivos de Sérgio Moro: sob ameaça de ver parentes presos por sua causa, a vÃtima faz tudo que os meganhas ordenarem.
Estes são os verdadeiros bastidores das vicissitudes de Cunha, e que a mÃdia golpista se esforça tanto para ocultar. O teatro punitivo não muda a essência do arranjo. Desmoralizam o sujeito, bloqueiam suas contas, expõem seus familiares, mas ele preserva o poder de alavancar a cassação da presidente da República.
Sugiro, portanto, certa parcimônia comemorativa com o indiciamento de Cunha. O episódio mancha para sempre a memória dos seus aliados, mas também ilustra a força do conluio institucional que patrocina o impeachment.
Não será sob aplausos crédulos que o Congresso ou Judiciário barrarão o ataque final do golpismo.
http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!