A desmoralização de Eduardo Cunha coloca os planos golpistas em cheque. Obrigada a afastar-se do seu testa-de-ferro, a oposição perde um atalho à maioria parlamentar que poderia derrubar Dilma Rousseff a qualquer momento. No mÃnimo, fica impedida de brandir esse privilégio.
Restam três alternativas aos viradores de mesa.
A primeira seria transformar Cunha numa versão apocalÃptica de Roberto Jefferson, dedicada a causar o maior estrago possÃvel no governismo. Essa via dificilmente sobreviverá ao isolamento gradativo do peemedebista, ao fisiologismo do baixo clero e à associação do impeachment com o ânimo vingativo de um suspeito.
A segunda hipótese exigiria que um tucano ou assemelhado se apresentasse como lÃder substituto da causa. Mas a falta de consenso no PSDB e o receio de assumir a vidraça da “crise†dificultam ações partidárias num plano arriscado e pretensioso demais.
Já a terceira saÃda reside em forçar iniciativas externas (TCU, Ministério Público, Judiciário) que transformem a deposição de Dilma num desdobramento inevitável da luta anticorrupção. Embora poderosa, a tática tem seus limites. O vergonhoso inquérito contra Lula, rechaçado até por juristas conservadores, mostra o perigo do atropelo judicial fortalecer suas pretensas vÃtimas.
Nas próximas semanas, por falta de uma opção sólida, o golpismo tende a combinar todas as estratégias citadas. Seus defensores se consolarão dizendo que preparam as manifestações de agosto, coroação da investida antidemocrática.
Mas a realidade parece bem menos favorável a eles. O recurso a vários estratagemas complicados denota fraqueza e, pior, falta de confiança num caminho viável rumo à deposição de Dilma. É muito desespero para um projeto dessa envergadura.
Se o governo e seus apoiadores conseguirem refrear a previsÃvel histeria do golpismo ferido e acuado, até o final do ano o bicho definha e vira tapete.
http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/
Vamos torcer pela vitória dos 93% !
Fora Dilma !!!!!!!!!!!!!!!!
Cadeia pro Lula !
Um beijo !
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!