O Jornalismo News: da Globo News à Record News

1
fagnrcampello@hotmail.com · Salvador, BA
3/10/2007 · 21 · 2
 

Em todo o mundo o charme do canal de Jornalismo, conhecido como Jornalismo News, tem grande aceitação. As grandes emissoras de TV e Rádio de todo o mundo tem no mínimo um canal voltado para essa pratica jornalística.

Emissoras importantes - como a CNN, BBC, RAI, NBC e Globo - têm em suas organizações, canais a cabo ou em formato UHF voltado ao sistema jornalístico 24h no ar como é o caso da CNN News, BBC News, RAI News, NBC News e a brasileira Globo News.
Com um caráter completamente informativo, o Jornalismo News é uma revolução na tele – informação que se aprofunda cada vez mais para o formato digital.

O Brasil, que já se prepara para a TV Digital, já vem adotando o formato do Jornalismo News em suas emissoras.

Em outubro de 1996, a Rede Globo inaugurou a Globo News, um canal veiculado pelas TVs a cabo Net e Sky. A Globo News com uma grade informativa, com jornais diários, talk-shows e programas de entretenimento, posicionou-se como principal emissora nesse formato no país. O jornal “Em Cima da Hora”, antes ancorado por Cristiane Pellaggio, hoje no Jornal da Globo, é um dos jornais de maior aceitação do publico no país e credibilidade. O “Jornal das Dez” é um noticiário diário com entrevistas, debates, correspondentes internacionais e comentaristas que analisam os principais fatos do Brasil e do Mundo. É o único telejornal brasileiro apresentado de domingo a domingo, com Rio, Brasília, São Paulo e NY, assim como o “Pelo Mundo” é uma agradável viagem pelos recantos do nosso planeta. Curiosidades, comportamento, tradições, turismo, culinária, belezas naturais: um mundo fascinante apresentado em reportagens leves e charmosas. Toda sexta, às 23h.

Seguindo os mesmos passos da Rede Globo, o Grupo Bandeirantes, de São Paulo, em 2001, lança a TV Band News, um canal jornalístico em tempo real, ma também transmitido na TV a cabo através da DIRECTV. Totalmente digital e com tecnologia de ponta, o canal tem um formato inovador e com noticiários seqüenciais. A programação do BANDNEWS é formada por módulos seqüenciais de 15 minutos, sempre atualizados, que incluem notícias do dia, indicadores, serviços, além de pequenos blocos sobre esporte, moda, cinema e meteorologia. Para isto, conta com a colaboração de Ricardo Capriotti. A tela do BANDNEWS também exibe indicadores econômicos, cotação do dólar e da Bovespa, dia e horário. Os programas jornalísticos são comandados pelo Diretor de Jornalismo Fernando Mitre e ancorados por um equipe de profissionais sérios como Carlos Oliveira, Flavia Noronha, Milena Machado, dentre outros.

Não se contentando com o sucesso da BANDNEWS, o Grupo Bandeirantes colocou no ar um projeto audacioso, sofisticado, a BAND NEWS FM. A BandNews FM é a primeira rede de emissoras só notícia e só FM. Com plástica moderna, leva ao ar um jornal completo a cada 20 minutos, 24 horas, num formato inovador. Os âncoras se revezam a cada jornal de 20 minutos, operando a mesa de transmissão, unindo a força jornalística do AM com a dinâmica, o alto-astral e a modernidade do FM. A Band News FM está presente nas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

A Rede Record, emissora brasileira com jornalismo também de credibilidade, vem investindo em jornalismo. A Rede Record será a pioneira no país ao lançar a Record News na televisão aberta.
Com a contratação de jornalistas de credibilidade das grandes emissoras e grupos informativos do país, Rede Record esta querendo fazer historia novamente.

Exatos 54 anos após sua estréia, uma das emissoras pioneiras do país, a Rede Record voltará a fazer historia novamente. Às oito horas da noite do dia 27 de setembro ( horário e dia da inauguração do canal tradicional, em 1953 ), irá ao ar a Record News, primeiro canal dedicado exclusivamente à transmissão de noticias na TV aberta do país – e totalmente de graça para os brasileiros.

A Record News irá ocupar o lugar que era o da Rede Mulher, emissora do mesmo grupo. A Rede Mulher está presente em centenas de cidades brasileiras, inclusive nas principais capitais do país.

Os investimentos estão sendo realizados em varias frentes. Em fevereiro, empresários executivos da Rede Record foram até Atlanta, nos Estados Unidos, para conhecer a estrutura da CNN. Foram recebidos por Matthew Holconbe, vice-presidente de suporte de engenharia e rede do maior canal de noticias do mundo. A visita durou 4h e foram avaliadas todas as instalações e profissionais da emissora.

O principal objetivo do novo canal será levar um conteúdo variado de informação e de muita qualidade ao telespectador. Alem de telejornais nacionais e regionais e boletins jornalísticos, a Record News também terá programas de variedades, entrevistas, entretenimento, esportes, cultura, lazer, saúde, meteorologia, estilo e economia.

A principal atração da Record News será o telejornal com as principais noticias do Brasil e do mundo. O “Record News Brasil” será apresentado pelo jornalista Eduardo Ribeiro e irá ao ar a partir das 21h. Será o primeiro programa transmitido pelo novo canal, e terá em sua estréia a presença do presidente da republica Luiz Inácio Lula da Silva e de outras principais personalidades políticas e empresariais brasileiras.

A Record News terá 40 apresentadores, como Rodrigo Viana, repórter que foi demitido da Globo após criticar a emissora publicamente, e Eliakin Araujo, que apresentará o “Camara Record”, direto de Miami.

Outros dois telejornais nacionais que irão ao ar às 9h e as 14h, trarão rostos conhecidos pelo publico da Record. O “Jornal da Tarde” será apresentado por Janine Borba, que atualmente esta no “Domingo Espetacular” e ocasionalmente apresenta o “Jornal da Record”. No jornal matinal o comando será de Celso Zuccatelli (SP Record). Marcos Hummel e Luciana Liviero ( Fala Brasil ), Carla Cecato (Tudo a Ver ), Adriana Heid ( Jornal da Record ), alem de outros repórteres especias da rede também estarão presentes no novo canal.

A Record News também Dara destaque as noticias regionais. Alem dos assuntos nacionais, as noticias regionais terão um espaço importante dentro do novo canal.

Três vezes ao dia, durante o período de meia hora, o comando da Record News sairá de São Paulo, sede da emissora, e ficará nas mãos das equipes de Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os telejornais serão apresentados nas redações construídas especialmente nessas capitais.

Em Salvador, na TV Itapuan, foi construída o segundo maior News Room da Rede Record. Será da TV Itapuan e da sua equipe que serão transmitidas as noticias da Região Norte e Nordeste. O programa entrara no ar às 12h30. Em Salvador o canal 31 UHF ira transmitir a Record News.

O grupo começou a comprar emissoras e negociar com afiliadas, principalmete do SBT, por todo o país.

Alem das próprias produções, a Record News adquiriu os direitos de transmissão dos “60 Minutes”, da rede norte-americana CBS, um dos mais respeitados programas jornalísticos do mundo. Documentários e reportagens da inglesa BBC também são atrações internacionais do Record News.

A Record News vêm com certeza aprimorar e sofisticar o jornalismo brasileiro. E é com este intuito que espero que os leitores do meu blog não somente dê credibilidade a nova emissora, mas que também apreciem os outros canais de Jornalismo News com é o caso da Globo News e da BANDNEWS.

O Brasil só tende a ganhar com tais empreendimentos informativos.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Luiz Geremias
 

olá Campello,
Muito boa a tua matéria. Um bom levantamento do histórico desse padrão de jornalismo. Se me permite, o problema é que, vide a CNN e a Globo News, que conheço melhor, trata-se de um jornalismo sofrível, tendencioso e um tanto hipócrita.
Não faz uma semana, assisti a uma matéria da Globo News sobre a "caça" a Bin Laden. Parecia nota oficial do governo estadunidense. Esse padrão "News", especializado em notícias portanto, tem se mostrado tão superficial e parcial quanto os breves telejornais das emissoras abertas.
Assim, acho muito questionável dizer que essas iniciativas vêm "aprimorar e sofisticar o jornalismo brasileiro". Mais ainda é dizer que "O Brasil só tende a ganhar com tais empreendimentos informativos". São parciais e se dizem imparciais. Logo, parece haver uma desonestinade patente aí.
De todo modo, novamente te parabenizo pelo texto.
Abraço.

Luiz Geremias · Curitiba, PR 1/10/2007 14:04
sua opinião: subir
Ivani
 

fauuuuu
adorei!!

Ivani · Salvador, BA 3/10/2007 09:00
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados