O REGGAE QUE SAI DA PARAÍBA: EXODUS REGGAE BAND

Blog Exodus Reggae
´´Som, Palavra é Poder!`` Grita o vocalista Ras Coutinho da Exodus Reggae Band
1
Alan Reporter · Campina Grande, PB
23/12/2009 · 10 · 0
 

A Banda foi formada meados de 2007, quando um grupo de amigos se conheceram em uma loja de Roots-Reggae no centro da capital Paraíbana, João Pessoa, ali nascia a ´´Exodus Reggae Band`` com intuito principal de levar a mensagem de * Jah Rastafari resgatando o Reggae Raiz tiveram a confirmação de um trabalho a ser executado, uma missão a ser cumprida visando às leis de *Jahovah o mais alto. Atualmente vem conquistando espaço e se destacando na cena Paraibana e Pernambucana pregando a cultura ´´ Som, palavra é poder`` , em seu repertório musicas autorais como - ´´O Rasta Prevalece``, ´´Resista`` e´´Libertação`` sempre passando paz e positividade em meio a cânticos de louvor. Atualmente a Banda e composta por 7 integrantes tendo assim o propósito de revolucionar com o Reggae Music visando à cultura Rastafari e a mensagem de Jah em tudo. Um trabalho cultural e espiritual, fortificado pela força da natureza e da união em nome de sua Majestade Imperial.

CONFIRA UM TREXO DA ENTREVISTA QUE A BANDA CEDEU ATRAVES DO BLOG ROOTS-TIME

1- Damos Graça Irmãos. Primeiramente gosto de começar a entrevista com uma pergunta bem comum. O que motivou a reunião do grupo, como foi que tudo começou, quais as principais dificuldades enfrentadas no início? Saudações ´´man`` em nome de sua Majestade Imperial luz deste mundo, sempre fiel, vivo e confiante - Jah Rastafar-I Holy Emmanuel.-. Bem o motivo que levou a unificação para formação deste projeto foi que em nossa região não existia nem existe banda que passe o reggae raiz visando a musica de Jah (som, palavra é poder.) A maior dificuldade encontrada no incio foi encontrar músicos que realmente quisessem participar deste projeto de coração sem se preocupar com a questão financeira e quisessem realmente está ali por conta da vibe, do crescimento espiritual e musical, pois para estes lados predomina o forró e os poucos músicos que tem não conhecem o reggae raiz e ou só tocam por dinheiro. Mas Jah deu a luz e chegaram alguns irmãos de consciência e com consciência que dinheiro é conseqüência e a palavra do mestre tinha que está à frente de todas essas coisas.

2- A que vocês atribuem o Reggae não ser um dos ritmos mais populares no Brasil? Vocês acham que falta consciência por parte das pessoas? Atribuo principalmente aos jovens que trilham pelos caminhos errados e os pais que não buscam conhecer e propagar aos mesmos sempre o condenando. Atribuo também a algumas bandas do pais que sujam o reggae, o faz por diversão, por moda. A união Som, Palavra é Poder diz que temos que parar de falar de quem beijou quem, quem amou quem, pois amor único só o de Jah Rastafari e começar a tratar de falar as verdades do nosso dia dia, o que passamos as dificuldades sem nunca deixar o principal que é o louvor e adoração ao mestre Emmanuel. Reggae não é diversão! Reggae é coisa seria! E deve ser passado com cuidado aos irmãos sempre com mensagens que levem ao crescimento espiritual principalmente, mensagens positivas de amor, paz sempre buscando tirar o irmão da perdição e leva-lo a gloria do pai.

3- A nível de Brasil, quais foram as bandas que influenciaram no som da Exodus Reggae Band? Jah I Ras, Leões de Israel através do irmão Solano Jacob e do Edu Sattajah, Jah Live dentre outras até mesmo Ponto de Equilíbrio.

4- Os irmãos fazem parte de algum movimento Rastafari, na região de vocês? Infelizmente em nossa região ainda não temos sinais deste movimento e temos em alguns estados visinhos como Pernambuco e Alagoas mas em numero reduzido quase escondido. Aqui o movimento é mais unitário cada um por si mas vez ou outra os irmãos se reúnem para tirar um som e falar um pouco sobre a vivencia. Muitos se aliam a doutrina da floresta ´´Santo Daime`` e buscam as respostas na floresta em cultos com data e hora marcadas.

5 – Levando em conta os últimos ocorridos como vocês vêm à violência praticada principalmente por quem nos devia proteger? As autoridades policiais. Não chamaria de autoridade, pois autoridade só existe uma a de Jah. Chamamos de ´´Ratos Fardados``, pois não passam disso são ratos fardados do sistema. Como dizia o grande Kata que se foi em uma de suas composições: ´´ Surgindo das trevas de um gueto sem luz, a carruagem sinistra com luzes vermelhas e azuis.. Imunidade vestida de cinza eles pregam suas próprias leis e se acham muito mais do que eu e vocês.. `` Essa é uma grande verdade e temos que lutar contra isso e por fogo na babilônia sempre com modos pacíficos.

6 - Nos fale sobre a maior realização que já tiveram até hoje. Identidade, a banda tem a sua cara, seu estilo, formou-se. As composições, a alegria de tocar reggae, o reconhecimento das pessoas, os amigos conquistados na música, os shows, o que tem por vir...

7 - Como vocês vêem o discurso de teor mais religioso e ácido de alguns grupos de Reggae do Brasil e do mundo assim como vocês e por outro lado o das bandas que falam apenas de surf, tatto, praia e histórias de amor? Você acha que os dois lados podem conviver em harmonia? Podemos sim viver em harmonia porem não apoiamos nem participamos. Jah deixa bem claro que não tem parte com isso e o que ele quer é que adoremos sempre a ele. Podemos até cantar o amor vez ou outra, mas fora isso o intitulado reggae deixa de ser reggae.. Reggae só é reggae se for de protesto ou louvor pois esse foi o intuito para o qual foi criado como veiculo principal levar a palavra de Jah e denuncia os acontecimentos.

8 - O que significa a palavra Rastafari para vocês?
É o nome de batismo de sua Majestade. Partindo dos preceitos ideológicos do profeta Marcus Garvey, surge uma religião fundamentada em uma filosofia de regresso à África com a idéia de libertação da escravidão mental. É um conceito ideológico e religioso. Uma filosofia de vida. Acredito fielmente que o retorno não é para essa África que vemos ai e sim para a África que Jah ta preparando para os que o amam e querem ter parte com ele. Todos somos negros somos descendentes de uma única linhagem que vem lá do principio e por mas branco que você seja você também é negro. Todos temos parte. Rastafari é o começo e o fim de tudo!

9 - Você Ras segue alguma religião?
Eu&Eu sigo as palavras de Hailé Selassié, mas nenhuma doutrina ou religião em particular porem tento seguir ao maximo a cultura rastafari.

10 - Foi um prazer trocar essa idéia com vocês, é sempre bom saber o que se passa na cabeça das pessoas que fazem o Reggae no Brasil. Eu gostaria agora que vocês deixassem uma mensagem para os visitantes deste blog e para os fãs de vocês. Bem, primeiramente gostaria de agradecer a vocês pelo espaço cedido neste maravilhoso blog que vem apoiando o reggae e abrindo espaço principalmente para bandas independentes como nos, e deixar uma mensagem para os irmãos que estão acompanhando esta tragetória, dizer tambem que a gente tem uma expectativa muito grande de um dia poder estar porai tocando e levando a mensagem de Jah Rastafari.
Só Jah Rastafari Guia! Holy Emmanuel!


CONHEÇA MAIS SOBRE ESTÁ BANDA EM:

Link Musicas Donwload:
http://www.4shared.com/u/tzmqztg/8e00a7c4/Exodus_Reggae_Band.html
Palco MP3:
http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/exodusreggaeband/
Blog:http://exodusreggaeband.blogspot.com/







compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
zoom

áudio

Resista - Exodus Reggae Band (Gravação Studio)

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados