O Senado na Bienal do Paraná - Por Haroldo Tajra

Haroldo Tajra
1
Produção Anand Rao · Brasília, DF
8/10/2010 · 6 · 0
 

Formada por três estados, a região sul do Brasil sofreu forte influência européia no processo de colonização. Italianos, alemães se misturaram ao povo brasileiro e deram origem a uma região próspera com altos índices sociais. Além de polo econômico e cultural, o sul é a terra de grandes escritores como Érico Verissimo, autor de O tempo e o Vento.

É nesta região com cultura e costumes tão próprios , que acontece a I Bienal do Livro do Paraná. A Feira, na Estação Convention Center em Curitiba, deve reunir mais 200 mil pessoas. O Senado estará presente nesta grande festa cultural.

Com uma nova linha administrativa, mais transparente e próxima da população, o Senado participou de várias feiras do livro neste ano, inclusive em cidades do interior do país, como Joinville –SC e Poços de Caldas –MG. Para feira de Curitiba, o Senado preparou uma programação especial. Serão mais de 200 títulos a disposição dos leitores. Obras de grande interesse histórico e literário. Pela primeira vez, a Casa apresenta ao público postais históricos de pontos turísticos da capital Paranaense. Para as crianças, também temos um material especial, como as publicações Eu Senadoro Um Passeio, O Jovem Cidadão e Pequena Cartilha dos Símbolos Nacionais,que servem de base para trabalhos didáticos em salas de aula.

Também está sendo distribuída uma publicação intitulada “O Senado Federal” com prefácio do Presidente, Senador José Sarney. No livro, é explicado detalhadamente todas as atividades da nossa instituição. Além disso, o freqüentador do estande do Senado poderá navegar pelas dependências da Casa através de um totem. Poderão ser vistos o plenário, o museu do Senado, a biblioteca, o túnel do tempo e a Secretaria Especial de Editoração e publicações. Enfim, levamos a instituição como um todo para o público paranaense.

Os preços de comercialização das publicações são de custo e fortalecem o objetivo maior do Senado que é apresentar aos brasileiros livros de excelente conteúdo e qualidade gráfica.

Nas Edições do Senado, por exemplo, são publicadas obras fora de catálogo e de relevado valor histórico, tudo aprovado por um Conselho Editorial. Já as Edições Técnicas publicam as leis, em textos atualizados e sem comentários. Na Revista de Informação Legislativa, que é trimestral, o leitor encontra artigos de juristas, advogados e profundos estudiosos do direito. ]

Um grande diferencial do Senado nas Bienais, é a atenção a inclusão social. Com um moderno parque gráfico, o Senado faz publicações em Braille para os deficientes visuais. Os títulos são enviados periodicamente para instituições sem fins lucrativos cadastradas no nosso setor Braille. O cadastramento pode ser feito mediante uma ligação para 0800612211.

Cabe ressaltar que nesta Bienal, teremos na sexta-feira às 16 h o “Evento Braille” com a entrega de 10 títulos a três instituições do Paraná. No sábado, 9 de outubro, às 16:30 h será lançado o livro “Imigrantes Poloneses no Brasil em 1891” do Padre Zygmunt Chelmicki traduzido por Sofia Winklewski Dyminski, pintora residente em Curitiba, que aos 90 anos estará prestigiando o evento.

Todo esse trabalho editorial reflete a mudança no Senado Federal . A administração foi descentralizada e hoje obedece a parâmetros mais modernos e eficazes de gestão. Queremos garantir, acima de tudo transparência a instituição, estar ao lado da população, sentindo seus anseios e desejos para fazer do Senado uma Casa cada vez mais importante para a democracia e para o povo brasileiro.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados