A filantropia ou voluntariado são maneiras de amenizar o enorme leque de necessidades sociais, ao qual carência e socorro foram simplesmente relegados. São encarados por seus praticantes como uma forma de ajudar e guiar o desenvolvimento e a mudança social, sem recorrer à intervenção estatal, muitas vezes contribuindo por essa via para contrariar ou corrigir as más polÃticas públicas em matéria social, cultural ou de desenvolvimento cientÃfico.
Os benefÃcios de se ajudar ao próximo não são exclusivos de nosso ego e moral. Empresas utilizam a filantropia estratégica como uma solução para estreitar laços com seus clientes. A Latasa, que provoca poluição de latas de alumÃnio vazias, instituiu uma bem sucedida campanha beneficente que troca um certo número de latas vazias por equipamentos escolares. Dezenas de entidades beneficentes e escolas promovem campanhas de arrecadação de latas, já que estas são recicláveis e o custo da campanha, praticamente nulo.
Há pesquisas mostrando que as empresas que apoiam instituições beneficentes capturam 80% a mais de clientes do que as não apoiadoras, em igualdade de qualidade e preços do produto. Mais surpreendente é que 60% dos consumidores se dispõem a trocar de marca, para outra um pouco inferior, se o produto ou empresa apoiam entidades beneficentes.
Nem todos concordam com a filantropia. Dizem que seria uma solução paliativa conivente com incompetência do governo. As ONGs fariam o papel que cabe ao estado. O filósofo Nietzsche também rejeitava a caridade por se tratar de valores cristãos. Chegou a afirmar em seu livro O Anticristo que “a piedade opõe-se completamente à lei da evolução, lei da seleção naturalâ€.
Se você não concorda com o filósofo, e quer ajudar pessoas, veja estas dicas de entidades que centralizam e fomentam o voluntariado e a filantropia no Brasil:
O site Filantropia é o maior e mais acessado de seu gênero. Eles realmente colocam em prática seu slogan: ajudando quem quer ajudar. No portal há os dados bancários das 50 maiores entidades do Brasil. É só escolher uma, ver a conta e fazer a doação. Em uma parceria com o site Voluntários, disponibilizam uma ferramenta de busca com entidades que precisam de ajuda. O voluntário escolhe a cidade, o bairro e a área de atuação e lhe é apresentado uma lista com os resultados. Caso queria algo mais objetivo, o aspirante a filantrópico pode refinar a busca por ONGs que precisam de profissões especÃficas.
Já a proposta do Agente Cidadão é facilitar e intermediar a relação entre doadores e beneficiários. Se você tiver algo que não usa mais, como móveis, eletrônicos roupas ou brinquedos, você os avisa. Eles irão até sua casa buscar e levar até a organização que você escolheu para receber a doação. O processo é tão simples e sem burocracia que você pode chamá-los até pela internet. Acesse o site e selecione o item “Faça sua doaçãoâ€. Você preenche um formulário com seus dados e pronto!
Segundo o próprio site, o portal do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma ferramenta para o cumprimento da missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Nele há muito conteúdo de qualidade para empresas que queiram, ou que já tem, um projeto de filantropia estratégica. Visando facilitar o entendimento deste tema tão complexo, eles separam o conteúdo em três nÃveis: Iniciante, intermediário e avançado. O objetivo é oferecer à s empresas a possibilidade de uma navegação orientada a partir desta página, simplificando ainda mais as consultas a conteúdos que digam respeito à sua realidade e possam servir como parâmetro para suas ações e iniciativas.
O Ajuda Brasil é mais um exemplo dos portais que incentivam a filantropia online. Os internautas voluntários têm acesso à um enorme banco de dados com instituições dos mais diversos tipos em todo o território nacional. O usuário se cadastra e encontra entidades que se encaixem à seu perfil, aumentando a efetividade das ações. Para as doações em dinheiro, os usuários poderão receber feedback das entidades, com informações sobre o uso do dinheiro doado.
A Fundação Abrinq já é uma velha conhecida nossa. Uma organização ‘amiga da criança’, sem fins lucrativos, que nasceu em 1990, ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. São tão atuantes e pertinentes em suas ações que lançaram o Projeto Presidente Amigo da Criança e convenceram o atual lÃder de nossa república. Sua campanha de maior projeção é a Programa Empresa Amiga da Criança, adotada por grandes corporações.
O terceiro setor ganhou tamanho destaque e importância que já possui uma revista especializada. A Revista Filantropia é um veÃculo direcionado à queles que militam em prol do setor social brasileiro. Já atinge 470 cidades brasileiras, três mil assinantes e tem tiragem bimestral de dez mil exemplares. Petrobrás, Fundação Banco do brasil e Philip Morris são exemplos de importantes organizações que confiaram a missão de divulgar seus projetos de responsabilidade social corporativa.
Há opções para todos que estejam interessados em ajudar. Não importa sua profissão ou especialidade, o que importa é o desejo de poder fazer algo e mudar a vida de pessoas. Nestes sites que citei você encontrará quem precisa de você e eles estão apenas à um clique de distância.
Mas dotô uma esmola,
Para um home que é são,
Ou lhe mata de vergonha,
Ou vicia o cidadão...
Infelizmente esqueci o autor.
Olha, Mojo, o teu texto é excelente, bem-escrito, vou colocar o meu votinho nele e tudo. No entanto, gostaria de lembrar:
- Toda e qualquer pessoa de boa-vontade ajuda mesmo o seu próximo, em silêncio muitas vezes. Não sou contra a caridade e se a pratico ou não é o Criador quem sabe.
- Temos que dar ênfase, porém, no emprego e na independência do nosso povo através da Educação e do Trabalho. Cuidado com a "indústria de esmolas", que não resolve nada, sendo apenas um paliativo.
- Preferia mil vezes ver o mais humilde dos cidadãos brasileiros, todo sujo de graxa, voltando para casa e encontrando uma mesa farta e suas crianças saudáveis, às próprias custas...
Um abraço e receba o meu voto - porque o fato de eu não concordar inteiramente com a idéia não traz nenhum demérito ao texto escrito com competência e clareza por você.
Abraço do
Baduh
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!