Para não sair de Sergipe no carnaval

1
Maíra Ezequiel · Aracaju, SE
22/5/2006 · 54 · 0
 

Não há tradição de grandes festas carnavalescas em Sergipe. Os foliões aracajuanos costumam considerar o Pré-Caju, a micareta daqui, como a chance de brincar seu carnaval local. Para quem fica na capital, o Carnaju, evento da Prefeitura, é a única opção de festa gratuita, com shows abertos de artistas locais na praça entre os mercados. Mas no geral, os destinos dos sergipanos são Olinda, Salvador ou a tranqüilidade das belas praias do litoral.

O que alguns ignoram é que já na saída do Estado, à beira da divisa com Alagoas pelo Velho Chico, há um bom motivo para ficar em Sergipe no carnaval. É o famoso carnaval de rua de Neópolis, cidadezinha a cerca de 125 quilômetros da capital, que mantém a tradição de bandinhas de frevo e desfile de blocos e fantasias, resistindo à força da influência baiana no Estado.

Durante os quatro dias de carnaval, a pequena Neópolis é invadida por milhares de foliões ainda nostálgicos dos bons tempos de um carnaval que se brincava ingenuamente nas ruas, com fantasias e guerrinha de maisena, orquestras e bandinhas de frevo, fantasias, blocos uniformizados e temáticos.

Apesar da estrutura ainda precária da cidade (só existem 3 pousadas!), o carnaval de Neópolis tem ganhado força a cada ano. O charme da cidadezinha ladeirada com vista para o rio e de uma festa gostosa, que ainda não tem o gigantismo de uma Olinda, atrai cada vez mais turistas sergipanos e de vários Estados vizinhos.

É tanto que este ano o governo se preocupou em montar uma estrutura que dê conta da demanda por comida, água e abrigo. O antigo mercado municipal será transformado em praça de alimentação, cerca de 400 casas de moradores locais serão cedidas para aluguel dos visitantes e o governo do Estado vai disponibilizar um reforço na segurança e no abastecimento de água.

Então, é ficar em Sergipe e torcer para a quarta-feira de cinzas não chegar.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados