No dia 25 de maio acontecerá na Av. Paulista a tradicional Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo, com o tema "Homofobia Mata! Por um estado laico de fato!". A cerca de 4 milhões de manifestantes estimados para sua 12ª edição, a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT), ONG que realiza o evento, juntamente com a PolÃcia Militar, organizou um forte esquema de segurança a fim de evitar a grande incidência de furtos e tumultos ocorridos na edição de 2007, além de providenciar maior aparato médico ao público.
Apesar de pacÃfica, tendo em vista seus 3,5 milhões de participantes, na 11ª edição foi considerado alto o número de furtos de celulares, câmeras fotográficas e carteiras e lesões corporais ocasionadas por embriaguês – uma média de 80 casos registrados somente nas delegacias da região, porém, esse dado não é preciso, pois a maioria das ocorrências não é notificada pelas vÃtimas à polÃcia. Às 20h de 10 de junho de 2007, momento em que se encerrou a última Parada, mais de 50 pessoas haviam sido atendidas nos postos médicos montados no vão do MASP, sendo pelo menos 15 casos de agressão.
No ano passado era 800 o número total do efetivo policial. Neste ano, 1000 policiais militares e 200 guardas civis farão a segurança, apoiados por mais três batalhões da área, pelo Batalhão de Trânsito e da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego). "Esse efetivo estará encarregado não somente da segurança dos participantes da Parada, como também da prevenção de delitos que possam vir a ocorrer nas imediações da Avenida Paulista e Rua da Consolação" afirmou o Tenente Coronel Paulo Adriano Telhada, comandante do 7º BPMM (Batalhão da Policia Militar Metropolitana), responsável pela operação. Ele acrescentou que a polÃcia também interceptará a ação de vendedores ambulantes e de pessoas embriagadas que possam querer tumultuar a manifestação. Sobe também, consideravelmente, o número de seguranças privados, de 160 para 1026.
A equipe médica será formada por 46 médicos e 55 enfermeiros, contra 14 e 28, respectivamente, no ano anterior. Contará também com 30 UTIs móveis (o dobro de 2007) e, pela primeira vez, um hospital de campanha com 40 leitos armado na Praça Roosevelt, ponto de encerramento da Parada.
A APOGLBT também publicou em seu site um manual de segurança para que os participantes e visitantes possam chegar à manifestação e aproveitá-la de forma mais tranqüila, em português, inglês e espanhol, já que atualmente a Parada é o terceiro evento que mais atrai turistas para a capital, gerando um retorno de aproximadamente 150 milhões de reais para a cidade, segundo a SPTuris, empresa ligada à prefeitura que coordena e promove o turismo em São Paulo.
Além da 12ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, maior evento do gênero no mundo, confirma o Livro dos Recordes Guinness, a semana contará ainda com a 8ª Feira Cultural da Diversidade, que atrairá cerca de 200 mil pessoas à Praça da República no feriado de Corpus Christie, o Gay Day, sábado em que o parque de diversões Playcenter oficialmente se reservará ao público GLBT, um ciclo de debates com a presença de psicólogos e da vereadora Soninha Francine (PPS) e várias oficinas sobre sexualidade, comportamento, direitos homossexuais e DSTs (Doenças Sexualmente TransmissÃveis).
Confira programação completa no site oficial do XII Mês do Orgulho GLBT de São Paulo.
por Leandro R. Rodrigues
estudante de jornalismo - FAPCOM
lerodrigues_jor@yahoo.com.br
Legal a tua postagem
Seria e será muito bom o dia em que a segurança venha ser composta pelo pessoal da saúde e que o da segurança venha ser
um ato de estado para uma função de estado, para coibir as eventualidades e não para se ater ao "normal".
abraço
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!