Permacultura, organização coletiva e atitude

Eder Capobianco | Antimidia
O projeto de permacultura do NU.L.O. já está em 4 espaços públicos!
1
Eder Capobianco · Assis, SP
20/7/2013 · 1 · 0
 

A idéia é complexa: lutar contra o capitalismo e o monopólio das grandes redes. Como? Utilizando o conceito de permacultura para implantar hortas comunitárias em espaços públicos. Consumindo e distribuindo a produção. Vai resolver o problema? Não vai quebrar o Pão de Açúcar, mas no meio onde o Núcleo Libertário Organizado (NU.L.O.) instala sua horta ele também instala discussão política, disseminação do conhecimento, interação social, esperança, utopia.

Permacultura é um conceito criado por dois ecologistas australianos, Bill Mollison e David Holmgren, na década de 1970. Sua aplicação vai além de trabalhar com ambiente de forma harmônica e completamente sustentável. Ela contempla também um sistema de financiamento viável, uma distribuição justa dos recursos gerados e a perfeita integração do homem com a sociedade e a natureza.

O NU.L.O. se reúne semanalmente na Unesp de Assis/SP para discutir textos anarquistas e revolucionários, além de trabalhar em ações diretas diversas, como as hortas, a edição e distribuição da fanzines, entre outras. Quem apresenta, e faz parte, desta história é o Márcio, 23 anos, aluno do curso de história na Unesp. Em poucas palavras ele explica como não é difícil descomplicar.

Coletivos como o NU.L.O. podem se organizar por livre inciativa em qualquer lugar para construir projetos de apropriação e bom aproveitamento do espaço público.

Vídeo Entrevista | https://vimeo.com/70280808
NU.L.O. | https://www.facebook.com/coletivodeestudosmarxistaseanarquistas
Permacultura | http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura

Na E.E. Professora Cleophânia Galvão da Silva, em Assis/SP, o NU.L.O., com a ajuda do Grêmio Estudantil da escola, criou hortas em pneus atrás do prédio de sala de aulas, perto da quadra.

A Moradia Estudantil da Unesp de Assis/SP também tem um canteiro, além de abrigar uma composteira que gera terra fertilizada para todas as outras hortas.

São quatro os pontos de permacultura do NU.L.O. no campus da Unesp de Assis/SP. Um atrás da central de aulas do curso de História, outro próximo ao prédio de Engenharia Biotecnológica, mais um na lateral Departamento de Letras Modernas e na parte detrás do Restaurante Universitário.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados