PG de A a Z e outras crônicas

Frederico Taques
Cena do book trailer do livro "PG de A a Z e outras crônicas"
1
Ben-Hur Demeneck · São Paulo, SP
7/9/2013 · 0 · 0
 

A Todapalavra Editora tem a satisfação de anunciar o lançamento de mais uma obra no segmento literário:

PG de A a Z e outras crônicas
De Ben-Hur Demeneck

Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.” (Tolstoi)

O livro é uma peregrinação por lugares famosos ou pouco conhecidos de Ponta Grossa, com referências a Castro e a Palmeira, mas as personagens, dramas, comédias e situações peculiares poderiam existir em todo lugar, o que torna a leitura atrativa para quem vive em qualquer cidade do Brasil e do mundo.

O autor define a obra como “um livro de uma cidade em que o possível esquece de acontecer”. No entanto, a inspiração poderia ser a célebre citação de Liev Tosltoi: “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”. A coincidência do lançamento com o aniversário da cidade também foi planejada; “mania de cronista”, segundo Demeneck.

PG de A a Z é um livro-alfabeto. Além da crônica-título, apresenta 26 crônicas, tal como são 26 as letras do alfabeto. Para A, há a crônica “A árvore que dobrou a esquina”; em T, o “Túnel do matadouro”; em C, “Churros no plural”; e em S, “Sex and the PG City”.

O livro conta histórias pouco conhecidas e muito interessantes, como a da vez em que o escritor Paulo Coelho ficou “hospedado” no 13º BIB, durante os anos de chumbo. Ou o caso do cemitério das 10 mil cruzes sem identificação, a Praça dos Aposentados - na qual nunca se viu um homenageado dando milho aos pombos -, e a oficina de afinação de gaitas à beira da BR-376.

São revelados flagrantes do cotidiano, modos de falar e hábitos, em rajadas de referências pop e folk, como “pinhão”, “Blanka”, “Keith Richards”, “Jabulani”, “tigrada” e “pierogue”. Nostalgia, infância e até filosofia se combinam com bom humor.

PG de A a Z é um lançamento da Todapalavra Editora, com direção de Hein “Jacu Rabudo” Bowles, ilustrado com fotos de Alceu Bortolanza e concepção gráfica de Elisson "Bilo" Cruz. Tem o prefácio assinado pela cronista catarinense Regina Carvalho e a orelha pelo publicitário Elias Lascoski.


Sobre o lançamento

Local: 2ª Feira Literária dos Campos Gerais (Flicampos), no estande das Livrarias Curitiba.
Data: 15 de setembro
Horário: a partir das 17 horas


Sobre o autor

Ben-Hur Demeneck é jornalista formado pela UEPG e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Pesquisador de jornalismo, foi editor do jornal Grimpa entre 2005 e 2006.

Colaborou com crônicas para os jornais Diário dos Campos, Diário da Manhã e Jornal da Manhã, assim como para a TV Globo.

Em 2010, a Secretaria de Cultura lhe concedeu o Mérito Cultural Ribas Silveira, por sua contribuição à cultura ponta-grossense. Entre os prêmios literários, obteve menção honrosa no 21° Concurso Nacional de Contos Paulo Leminski. Foi professor da Especialização em Jornalismo Literário da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). No campo acadêmico, sua dissertação de mestrado pela UFSC recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho da SBPJor.
E-mail: pgdeaaz@gmail.com

Saiba mais
Facebook: www.facebook.com/pgdeaaz
Book trailer: http://youtu.be/TAXQmwzpiP8


Venda
Durante a Flicampos, nas Livrarias Curitiba. Pelo portal da Todapalavra Editora.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados