Iniciativa independente de Renato Siqueira e Fabio Hilst, o média metragem “Dois Perdidos Numa Noite Suja†chegou até mim através de um scrap no Orkut. Naturalmente não costumo conferir links deixados por estranhos, mas o texto do scrap me deixou curioso, pois tratava de uma adaptação para o cinema de um texto de PlÃnio Marcos e afirmava que é possÃvel se fazer cinema de qualidade com pouco dinheiro.
Para quem não conhece a história de Dois Perdidos Numa Noite Suja, vou dar uma breve introdução. O texto originalmente, escrito para o teatro (1966 - PlÃnio Marcos), já foi adaptado para o cinema duas outras vezes (1970 - Braz Chediak e 2002 - José Joffily). A história baseia-se no diálogo entre dois assaltantes, Tonho e Paco. Após matarem uma de suas vÃtimas, a dupla foge para o barraco em que moram, e debatem sobre a divisão dos objetos roubados. Entre muitas variações de comportamento, os assaltantes falam sobre seus conflitos e a condição na qual se encontram. Retratando uma violência crua, o texto retrata um Brasil descobrindo a perversidade da metrópole.
Como gosto muito de PlÃnio Marcos e tenho pouco dinheiro, fui conferir essa terceira montagem do texto. Confesso que nos dois primeiros minutos, durante as cenas em que Paco e Tonho realizam o assalto, me senti enganado. A versão de Renato Siqueira e Fabio Hilst estava longe de ser cinema de qualidade: a atuação dos atores parecia caricata, a dublagem desencontrada, e o efeito de envelhecimento do filme artificial. Contudo uma das minhas principais caracterÃsticas é de que sempre termino de ver um filme ou ler um livro, por pior que seja. Então resolvi encarar o restante da montagem.
Mantendo a estrutura estabelecia por PlÃnio, Renato Siqueira e Fabio Hilst realmente não chegam perto de fazer um filme genial. No entanto, no decorrer da trama, os atores conseguem aprofundar-se na caracterização dos seus personagens.
Respeito o trabalho da dupla, pois é possÃvel perceber a extrema dedicação que empenharam a cada cena. Certamente, “Dois Perdidos Numa Noite Suja†representa um passo importante para esses talentosos e determinados artistas.
Links do filme no VideoLog:
PARTE 1 - http://videolog.uol.com.br/video?255821
PARTE 2 - http://videolog.uol.com.br/video?255726
PARTE 3 - http://videolog.uol.com.br/video?255720
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!