PORÕES DA VIDA

1
Mateus Borges · Salvador, BA
30/9/2006 · 6 · 1
 

Em casa, penso no nada. O que fazer? Ando de um lado ao outro, e ainda sim não sei o que fazer. Já sei! Vou conhecer um lugar pouco explorado por todos nós. Desço as escadas e me deparo com a escuridão. O lugar é úmido e pouco ventilado. Tento acender as luzes, mas não consigo. Decido ficar na penumbra agonizante. Certo medo toma conta de mim. O que será que eu vou encontrar? Sento e começo a pensar e a observar os objetos espalhados por todos os lados. Existem muitas coisas antigas armazenada nele. Até mesmo objetos que estão em caixas, sem ao menos serem abertos. Meu coração acelera, mas consigo controlar meu medo. Você deve estar pensando que eu tenho medo de escuro. Mas não é isso. A sensação de estar de baixo da terra, ou melhor, abaixo dos pés das pessoas que estão em casa me assusta. Parece um velório forçado. Será? Deixa pra lá. Um dia todos nós morreremos.
O silêncio também faz parte de seu cotidiano. A escuridão, a umidade e o silêncio são características marcantes em sua vida. De repente esse silêncio avassalador é rompido pelo som da chuva que começa a cair em minha cidade. É uma frente fria, nada que incomode muito. Por sinal, o calor constante de Salvador, também poderia ser encontrado onde estou. Porém com a chuva que decaia, uma brisa entrava pelas frestas da porta, mas nada que refrescasse o calor intenso de estar sob o chão.
A essas alturas você deve estar curioso para saber onde estou. Não é? Mas ainda não é hora de saber.
Volto a minha casa. E saiu para conhecer outro lugar parecido com esse. Mas antes entro em um ônibus. Será esse como o outro lugar? Às vezes sim. Apesar de não estar sob a terra, muitas vezes podemos dizer que nos enterraram quando o mesmo está entupido de passageiros. Movimentos, não podemos fazer. Respirar, com muita dificuldade. Quando estiver chovendo então?! Continuo o meu percurso meio a um chacoalhar descontrolado. Boa Viagem, Calçada, Feira de São Joaquim, Comércio. Chego onde queria. Desço do meu ônibus e continuo a pensar, quem foi que disse que o ônibus não é um...
Ainda não é a hora de você saber por onde estou passeando! Aguarde só mais um pouco.
Esse lugar tem um diferencial. Ele tem história. Esse possui túneis sustentados por arcadas, que foram construídos para armazenar vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Dizem que era aqui que guardavam os escravos. Existe água por todos os lados, como ele fica abaixo do nível do mar o local sempre fica alagado. Mas mesmo assim uma visita aqui é inesquecível. Pessoa de todos os lugares visita-o. Ele também traz certo medo, como os outros lugares. Algumas pessoas dizem que sentem a presença dos escravos. Escutam vozes. Pense Escrava Isaura puxando seu pé?! Brincadeira! O cheiro é forte. Placas de sustentação fazem com que caminhemos aqui. O som é abafado, ele não tem como se propagar. Mas se prestarmos bastante atenção conseguimos ouvir o barulho dos carros que passam por cima de nós. A iluminação é fraca trazendo a idéia de estarmos dentro de um útero. Isso preocupa as pessoas por não ter uma segurança eficaz em meio à escuridão.
Não vou falar onde estou. Você que descubra. Faça uma viagem como a minha. Quem sabe você não entra também em um porão. Opa falei!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
BIANCA CABÉ
 

Esse texto exibe de "cara" uma situação de depressão com uma suposta realidade, logo após se apressa em caracterizar uma ambiente que seria o misterio do texto, no entanto o intuito desse texto é brincar com o leitor de forma misteriosa e divertida, causando um certo alívio na tensão proposta no inicio. Um texto muito atraente e envolvente. Merece aplausos o escritor pela divina capacidade de nos envolver, prender e depois largar como que um escorregão.

BIANCA CABÉ · Salvador, BA 30/9/2006 18:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados