Em 2006 estamos completando uma década de internet no Brasil. Neste breve espaço de tempo assistimos a algumas revoluções em vários setores das comunicações, cultura, entretenimento e até nos hábitos sociais. A música, sua criação, produção e distribuição foi fortemente atingida, a ponto de não haver nem tempo para comemorar a troca da mÃdia disco de vinil pelo CD e DVD, que perdem terreno para a veiculação online não só de músicas, mas agora mais recentemente também de filmes.
Entretanto, um dos aspectos mais importantes da produção musical, responsável pela sua qualidade, demora um pouco para entrar em ação: o ensino musical. Se os ouvintes forem educados para perceber de modo mais esperto a criação musical, estarão automaticamente exigindo dos criadores mais eficiência e qualidade. Ousaremos colocar que a diminuição da qualidade do conteúdo da música de entretenimento a partir da década de 60 está diretamente ligada à queda da qualidade da iniciação e estudo musicais.
Depois do aparecimento do formato MP3 - possibilitando a qualquer um receber e enviar canções pela internet - o segundo segmento do cenário musical a sofrer transformações radicais é o dos estúdios de gravação. Um ano atrás um executivo da M-Audio apareceu em um evento com um estúdio completo dentro de uma mochila. Se a distribuição de música via CDs está no mÃnimo ameaçada, os grandes investimentos em estúdios gigantescos começam também a tremer.
Isso afeta diretamente o ensino musical, pois até pouco tempo o estudante de música que quisesse se profissionalizar, ou mesmo usar a simples execução de um instrumento como lazer, ficava limitado a performances caseiras. O sonho de todo estudante de instrumentos musicais era, pela ordem: 1. Aprender a tocar 2. Formar um grupo musical 3. Gravar músicas em estúdio 4. Lançar um CD 5. Distribuir sua obra pela maior quantidade de veÃculos de mÃdia possÃvel.
Com a chegada da internet este mesmo estudante tem agora uma alternativa para sua evolução que começou na ordem inversa que descrevemos acima. A distribuição não está mais ligada à presença fÃsica do CD, os softwares de gravação estão cada vez mais fáceis de operar e baratos de se adquirir. Mas montar um grupo e aprender a tocar é coisa que a maioria dos interessados em ingressar no cenário musical ainda faz à moda antiga, parcial ou totalmente.
O projeto EVA pretende agora viabilizar o aparecimento de novas criações musicais a partir da iniciação musical, conduzindo e orientando os candidatos ao meio musical para a distribuição de seu trabalho, seja ele amador ou profissional. O objetivo é preparar os instrumentistas para "congelar" seu material sonoro em um meio de armazenagem digital, de forma prática, econômica e o mais importante de tudo: divertida.
Através de um site, servidores, programas especialmente desenvolvidos para este fim e uma filosofia de ensino voltada para a renovação da qualidade de produção musical, está ao alcance de todos a criação de música, grupos musicais e distribuição das obras. O estado da tecnologia atual, no mundo e no Brasil já oferece condições para essa realização, que foi tentada com relativo sucesso em meados da década passada por um grupo de pioneiros norte-americanos e ingleses.
A relatividade de seu sucesso passa pelo estado da tecnologia da época, quando as velocidades de acesso e tamanhos de arquivos tornavam proibitivos os investimentos necessários para a concretização do sonho. A idéia ensinar música, produzÃ-la e distribuÃ-la online está a um passo curto como o do astronauta que pisou pela primeira vez na Lua, mas longo o suficiente para trazer de volta - democratizada - a qualidade da música, essa arte invisÃvel presente em todos os momentos de nossa existência.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!