Quem tem medo do FMI?

1
Tati Magalhães · Maceió, AL
29/5/2006 · 69 · 0
 

Ainda faltam mais de 38 dias, mas já podemos antecipar: o FMI vai entrar para a história da música alagoana. Finalmente, o Estado estará pagando a sua grande dívida cultural consigo mesmo e com o Brasil. Sem pedir empréstimos ou consignação, sem usar cheque especial ou recorrer a Fundos Monetários. Uma ação de um coletivo de pessoas cansadas de esperar o momento certo, a iniciativa privada ou pública. Elas perceberam que estava mais que na hora de reunir os talentos e mostrar em um grande evento aquilo que muita gente atenta já sabia: yes, nós temos grandes bandas, grandes músicos, grandes artistas. E quem não sabia disso, vai poder conferir no Iº Festival de Música Independente (FMI), que acontece nos dias 24, 25 e 26 de março, no Teatro Deodoro e no Armazém Uzina, em Maceió. A programação já pode ser conferida no site. São 21 atrações, 13 delas diretamente de terras caetés.

Segundo Marcelo Cabral, músico que está dando uma força na assessoria de comunicação do evento e que, junto com o Trio Coisa Linda - Aldo Gonzaga (guitarra), André Meira (baixo) e Tido Moraes (bateria) -, apresenta seu trabalho na noite de sábado (25), o nome independente não se refere somente ao caráter das atrações: a própria execução do festival vai nessa linha. ?É gente que acredita que precisamos de um evento desses para dar visibilidade a uma produção que fica presa aqui?, explica o músico/jornalista.

O melhor de tudo é que se procurou dar vazão à diversidade da música feita em Alagoas, sem ter aquela de procurar unicidade onde não existe, forçando a barra para a construção de uma cena que tenha uma característica central. O grande lance é a diversidade de ritmos, o que caracteriza a pluralidade do som produzido por aqui, indo do forró cara-de-pau de Tororó do Rojão, um quase-performer de 70 anos; passando pela alta qualidade do rock psicodélico do Mopho; ao reggae hipnotizante da Vibrações Rasta; a música universal de Basílio Sé, o rap de Vitor Pirralho e Unidade 3,14; a música eletrônica do Sonic Júnior e trazendo de volta à terra a gratas criações de Wado e Realismo Fantástico... tudo isso com a presença gratificante do grande Tom Zé abrindo o evento, e nomes de fora como Cidadão Instigado, Experiência Ãpyus... quer saber mais? Visite o site, e confira as informações de cada uma das atrações. E se estiver por outras terras, trate de marcar a passagem. Ou você tem medo do FMI?

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados