Hoje em dia cada vez mais, as nossas raÃzes culturais de antigas tradições de nosso povo, estão sendo esquecidas. O nosso artesanato, as nossas gastronomias, danças que até certo tempo atrás, nossos avós cultivavam como sua identidade, cai agora em um protótipo padrão de sociedade, aonde todos nós devemos andar iguais aos outros e aquele que se mostrar diferente acaba sendo rejeitado em uma “plena era sábiaâ€.
O que notamos hoje facilmente são as constantes apelações da mÃdia sobre uma forma globalizada de cultura a ser consumida. Denominada de “cultura de massaâ€, aonde se traça um perfil de um sistema de produtos a serem vendidos, seguindo uma mesma linhagem ou caracterÃsticas semelhantes. Tentando traduzir sempre a euforia e a badalação em seu consumo.
Torna-se maioria dos casos, completamente difÃcil localizar no estado do rio grande do norte, manifestações culturais como as danças do Boi de reis, Bumba meu boi, Pastoril, Araruna e entre outras sendo realizadas pelos jovens. Dançar esse tipo de música tornou-se uma vergonha para a maioria deles. Existem grupos que ainda resistem e permanecem vivos. Como a “Associação de danças quase extintas norte rio-grandense†localizado no bairro das rocas.
Como podemos definir o que seria cultura popular? Para entender a cultura popular, devemos nos perguntar por que e por quem ela é produzida. A cultura popular é um bem material feito por uma sociedade. Influenciando-a e sendo por ela influenciada. Valorizar a cultura de nosso povo é mais do que apenas um resgate a um perÃodo histórico de costumes e sim um desenvolvimento social.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!