Samba nas Feiras celebra Centenário do Samba

Luisa Dale
1
ArattuComunicação · Brasília, DF
2/9/2016 · 1 · 1
 

Sambistas da Capital homenageiam intérpretes e compositores do samba nacional em Feiras Populares do DF







Adora Roda, Filhos de Dona Maria e convidados recebem intérpretes e compositores de Brasília para a 2ª edição do projeto Samba nas Feiras. O circuito percorre sete Feiras do DF até o mês de novembro e culmina na Edição Especial de 10 anos da já tradicional Roda de Samba na Rodoviária do Plano Piloto, realizada anualmente no dia 02 de dezembro, Dia Nacional do Samba.


No ano em que se comemora o Centenário do Samba, o Samba nas Feiras convida Clara Nogueira, Anna Christina, Cris Pereira, Diego Pedigree, Ivan Mendonça, Fabinho Samba, Teresa Lopes e Sérgio Magalhães para revisitar e reverenciar os legados, as obras e as trajetórias de Teresa Cristina, Alcione, Martinho da Vila, Clementina de Jesus, Almir Guineto, Nelson Rufino, Candeia e Leci Brandão. “Nesta edição as rodas terão sabor de comemoração. Em cada uma delas, abriremos um espaço especial para reverenciar o samba e a sua inegável contribuição cultural e histórica para o Brasil e para Brasília” , apontam Cris Pereira e Raquel Martins, diretoras da Padê Produções e idealizadoras do projeto.


Em sua segunda edição, o Samba nas Feiras ampliou seu circuito de apresentações e incorporou novas feiras, emergindo como resposta a uma demanda cultural comprometida com a democratização da cultura local e valorização do samba e dos sambistas brasilienses. Assim, a partir do dia 04 de setembro, serão realizadas rodas de samba gratuitas na Feira da Torre de TV e nas Feiras do Guará, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Gama, transformando esses espaços em palcos abertos para a integração de instrumentistas, intérpretes, frequentadores, comerciantes e apreciadores do samba, esse respeitável Senhor centenário.



Adora Roda

O Adora Roda enaltece o autêntico samba de raiz e suas manifestações mais espontâneas no Distrito Federal desde 2007. Reconhecido pelo cuidado no seu trabalho autoral, o grupo valoriza as velhas escolas e atualiza as temáticas do samba, trazendo para suas composições o cotidiano Distrito Federal. Ao longo dessa caminhada, a roda de samba mais conhecida de Brasília já recebeu artistas como Monarco, Nelson Sargento, Fabiana Cozza, Toninho Geraes, Nelson Rufino, Almir Guineto, Noca da Portela, Mauro Diniz, Juliana Diniz e Moysés Marques. Em 2013, o Adora Roda lançou seu primeiro disco: “Mensageiros do Samba” e o segundo álbum, ainda em gravação, deverá ser lançado até o final de 2016.


Filhos de Dona Maria
Dos tambores e temperos do terreiro de matriz africana vem a inspiração dos “Filhos de Dona Maria”. No samba feito por eles, misturam-se ritmos como a chula, o afoxé, o jongo. Com sua música, o grupo reafirma a identidade negra e suas tradições, fortalecendo a cultura afro-brasileira. O disco “Todos os Prazeres” têm como temática o enlace com o sagrado trazido das tradições de matriz africana e a ancestralidade negra presente no Brasil. Com 15 faixas, o álbum predominantemente autoral conta ainda com três participações especiais: a cantora paulistana Fabiana Cozza, o Afoxé Alafin Oyó, de Olinda (PE) e o bamba Wilson Moreira (RJ), que em seus 58 anos de carreira coleciona composições que se tornaram clássicos do samba e que reforçam a identidade negra e o samba de raiz.

Clara Nogueira
Uma das fundadoras e idealizadoras do Projeto Mulheres de Samba, a cantora Clara Nogueira atua na Cia Mambembrincantes, desde 2006. Em 2012, a cantora fundou, juntamente com George Guterres, o grupo Bamba nos Eixos e em 2013 começou a trabalhar como cantora solo. Faz parte também do Projeto Junto & Misturado, em parceria com sambistas da cidade como Diego Pedigree, Kadu Nascimento, Viní;cius de Oliveira e Luan Caeté;.



Confira a programação:


04/09 – 11h
Feira da Torre de TV
Clara Nogueira canta Teresa Cristina


18/09 – 11h
Feira do Guará
Ivan Mendonça canta Almir Guineto


25/09 – 11h
Feira de Planaltina
Anna Christina canta Alcione

02/10 – 11h
Feira Permanente do Cruzeiro
Fabinho Samba canta Nelson Rufino


09/10 – 11h
Feira Modelo de Sobradinho
Teresa Lopes canta Leci Brandão


30/10 – 11h
Feira Permanente do Núcleo Bandeirante
Cris Pereira canta Martinho da Vila

13/11 – 11h
Feira Permanente do Gama
Diego Pedigree canta Clementina de Jesus

02/12 - a partir das 17h
Rodoviária do Plano Piloto
10ª Plataforma do Samba em Comemoração do Dia Nacional do Samba
Sérgio Magalhães canta Candeia


Entrada Franca
Classificação: Livre

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Silvia Araújo Motta
 

Bela programação.
Gostaria de ouvir este Grupo.
Parabéns!

Silvia Araújo Motta · Belo Horizonte, MG 29/11/2016 10:53
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados