Sarau do Anand Rao via Web - Por Ramile Curado

Rejane Onofre
Ramile Curado fala no Sarau do Anand Rao
1
Anand Rao · Brasília, DF
12/3/2013 · 1 · 0
 

Grata surpresa ter sido agraciado em conhecer o sarau cultural do amigo Anand Rao, que me passou uma sensação muito verdadeira daquilo que produz. O que percebi é que o Sarau do Anand é um programa singular, seja do ponto de vista da produção que é uma loucura bem organizada, com um timing surpreendente onde literalmente “tudo” pode acontecer e de fato acontece, mas de maneira organizada e com um objetivo concreto de propiciar à audiência experiências inovadoras em entretenimento cultural e mídia informativa.

Vou tentar fazer um apanhado das impressões que senti logo ao adentrar no estúdio, um ambiente aconchegante, amplo, com um design moderno, detalhes que chamam atenção seja nas cortinas, nas paredes, na iluminação, nos quadros; O ambiente transpira música, paz e alegria. É assim mesmo, você é solapado com o um esquema todo montado para que a transmissão online possa ocorrer: diversos notebooks, ipads, câmeras de vídeo e foto, conversores de áudio, um sistema de som de altíssima qualidade, iluminação, microfones sem fio enfim, todo o aparato técnico exigido em uma empreitada digital. É claro que fios, problemas técnicos de toda sorte – perda de sinal de áudio, vídeo, baixa velocidade de banda de internet, delays, hammers – sobram; Mas a equipe é extramente discreta e profissional: “Caiu! Perai que já volta!”, e assim a nau vai velejando em um verdadeiro “oceano azul”, termo inclusive utilizado por cientistas da administração moderna para indicar as empresas que estão no cerne da inovação, como o cirque du soleil e Apple. Em todo esse processo não é percebida uma preocupação exacerbada com edição, enquadramento, script, regras fixas: é tudo ao vivo mesmo, num clima de total liberdade intelectual, desde que o indivíduo envolvido esteja fazendo aquilo que sabe e se propôs a fazer.

No comando do navio está o capitão Anand, que segue o mesmo ritmo da era tecnológica que vivenciamos, uma era que mais ou menos soa como a musica dos Titãs “uma coisa de cada vez, tudo ao mesmo tempo agora”. A mistura do feeling de artista, musico e poeta com a experiência jornalística propicia um ambiente tranquilo ao entrevistado, que tem o devido tempo para responder as inquietações apontadas pelo nobre entrevistador que, diga-se de passagem, exorta temas de puro interesse artístico, cultural, comportamental, de vida em sociedade, família, relacionamentos, visão do mundo etc., tudo exposto e colocado de uma forma muito intimista e por que não: educativa! Outra característica que também chama atenção é a facilidade com a qual o público é comunicado de tudo o que esta acontecendo, em tempo real. A audiência do programa é composta de internautas de várias nacionalidades, tribos, religiões, costumes, o que exige entre outras coisas a tradução para o inglês simultaneamente, em tempo real. A preocupação com ibope, patrocinadores, anunciantes é tacitamente despercebida, imprimindo uma visão diferente ao que se vê no standard vigente na televisão aberta ou a cabo.

Portanto ao analisar o programa, os envolvidos, o processo como um todo gostaria de deixar no ar a minha suspeição de que esta trupe está refazendo, reinventado e experimentando uma forma nova de fazer TV e entretenimento, a qual por comodidade e carência do termo específico vou chamar de e-TV ou iTV, mais no sentido da mobilidade, flexibilidade e disponibilidade do que a vinculação a um gadget (aparelho) da moda. Acho que é bem provável que centenas ou milhares de iniciativas como esta estão acontecendo agora, a todo instante, sem cessar, em todo o globo, seja na área cultural, business, educacional e entretenimento. Iniciativas como a do Sarau Anand devem ser replicadas, distribuídas, divulgadas e principalmente entendidas pois representam de fato no que a sociedade critica está se transformado.

Ramile Curado


Referência:
A estratégia do oceano Azul – Kim, w. Chan, Mauborgne, Renée.

Serviço:
Assista o Sarau acessando www.facebook.com/saraudoanandrao, clique no curtir e no aplicativo Ustream Live

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados