Entrevista - Noélia Ribeiro no MúsicaPoética

Noélia Ribeiro
1
Anand Rao · Brasília, DF
1/2/2011 · 9 · 0
 

O Projeto MúsicaPoética é um projeto onde Anand Rao (músico, jornalista e poeta) musica poemas de poetas diversos. Nesta quarta, 02 de fevereiro, 21 h, Café com Letras, 203 Sul, Brasília-DF, ingresso a R$ 10,00, os poetas musicados serão Noélia Ribeiro e João Roberto.

Noélia Ribeiro escreve poemas há muito tempo e começou a divulgá-los com sua chegada em Brasília. No anos 70, venceu o Festival de Música do Elefante Branco com o poema “Humanita Qualquer”, musicado pelo compositor Abrahão. Nos anos 80, lançou “Salada Mista”, com os poetas Sóter e Paulo Tovar, e “Expectativa”. Passou muito tempo sem publicar nada até que, em 2008, participou da antologia “Talento em Prosa e Verso”. Em 2009, lançou “Atarantada”, livro que reúne mais 20 anos de poesia da autora. E recentemente, criou com Joãozinho da Vila, Tita de Lima e Silva e Dina Brandão o grupo “Poesia que seVeste”.

Nesta entrevista ela fala sobre sua participação e sua vida literária.

Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?

Noélia Ribeiro - Escrever é uma necessidade da qual não abro mão. É minha forma de entender as pessoas e suas contradições. Minhas primeiras influências foram Fernando Pessoa, Drummond, Augusto dos Anjos, Álvares de Azevedo e até Bruna Lombardi, cujos poemas admiro profundamente.

Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?

Noélia Ribeiro - Estou fazendo a divulgação do meu livro “Atarantada”. Pretendo neste ano colocá-lo à disposição dos leitores nas grandes livrarias. Também quero lançá-lo no Rio, onde tenho muitos amigos.

Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto MúsicaPoética? Que achas desta loucura?

Noélia Ribeiro – Acho um loucura maravilhosa e muito saudável. Amo música e sempre quis ter um poema musicado.

Qual a tua opinião sobre o trabalho do Anand Rao e o que esperas da tua participação no projeto MúsicaPoética?

Noélia Ribeiro - Já ouvi algumas músicas que ele compôs para poemas de amigos. É um trabalho que requer muita inventividade, e isso ele tem de sobra. Espero haver muita integração e harmonia nessa parceria, pois já nos conhecemos há bastante tempo.

Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado. Como estás vendo a remuneração destinada a você no MúsicaPoética?

Noélia Ribeiro - O ideal é que todo artista seja remunerado pelo que faz, afinal é um trabalho como outro qualquer, mas tenho consciência de que nem sempre isso é possível. Nessa hora, prefiro privilegiar o prazer que a poesia me traz e esquecer o resto.

Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?

Noélia Ribeiro - Não terei tempo para muita coisa. Então, basicamente farei a divulgação por e.mail.

Quem voce indicaria para participar no MúsicaPoética de 2011 como também, 2012?

Noélia Ribeiro – Minhas amigas Dina Brandão e Tita de Lima e Silva

Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Noélia Ribeiro – Apenas lembrar que sou privilegiada por ter meu nome citado em poema escrito por Nicolas Behr, musicado por Nonato Veras e gravado pela Legião Urbana.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados