Entrevista - Vânia Diniz no MúsicaPoética em BsB

Vânia Moreira Diniz recitando poemas
1
Anand Rao · Brasília, DF
24/1/2011 · 2 · 0
 

O projeto MúsicaPoética consiste na musicalização de textos poéticos por parte do músico Anand Rao (www.anandraobr.com) no palco na frente de todos.

Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, 21 h, no Café com Letras os poetas Vânia Moreira Diniz e Paulo Nascentes, com participação especial da poeta Sandra Fayad terão seus poemas musicados por Anand Rao.

Nesta entrevista Vânia Moreira Diniz, escritora Presidente da ALB/DF, cadeira nº1. Membro do Conselho Superior da ALB. Doutora em Filosofia Univérsica. Ph.I. Filósofa Imortal. Humanista. Gestora Cultural. Tenho 18 livros publicados fala sobre a participação no músicapoética e sua atividade literária.

Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?

Vânia Moreira Diniza - Sinto-a como uma necessidade premente, quase compulsiva e que pratico desde os 7 anos de idade e representa desde dessa idade minha principal realização. Meu avô, Raymundo de Monte Arraes era escritor e foi ele que me influenciou fortemente e é o meu patrono na vida literária. Para conhecê-lo é só ir no link abaixo e terá mais detalhes.http://www.vaniadiniz.pro.br/vania_avbl.htm

Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?

Vânia Moreira Diniz - Em 2010 publiquei o livro de poemas “Letras da Vida”, tomei posse na Academia de Letras do Brasil/ Seccional Brasília como Presidente, e indiquei 19 escritores para a Academia, lancei muitos escritores, atualizei mais de 2000 poetas em meu portal, escrevi em 5 colunas como fazendo parte da equipe fixa, entrei em projetos para divulgação da literatura, atuei em meus grupos : de literatura e de pessoas especiais e fiz um trabalho social-literário nas cidades satélites de Brasília. Em 2011 pretendo continuar esse intenso trabalho, publicar um livro e agora em fevereiro entrar no projeto salão do Livro latinoamericano que será realizado na UNB e depois disso seguir trabalhando como fiz todos esses anos.

Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto MúsicaPoética? Que achas desta loucura?

Vânia Moreira Diniz - Acho impressionante porque presenciei sua arte ontem no “Café com Letras” e fiquei envolvida pelo seu amor à música. Só assim se explica essa fantástica habilidade de conseguir num momento transformar em música poética qualquer texto. Arte. Arte e amor.

Qual a tua opinião sobre o trabalho do Anand Rao e o que esperas da tua participação no projeto MúsicaPoética?

Vânia Moreira Diniz - Gostei muitíssimo. Não conhecia pessoalmente seu trabalho, mas ontem como um passe de mágica consegui absorver a sua potencialidade. Como poeta, ficarei emocionada com minha poesia entrelaçada a outra forma de manifestação artística.

Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado? Como estás vendo a remuneração destinada a você no MúsicaPoética?

Vânia Moreira Diniz - Penso que tem que ser remunerada porque será o início da profissionalização do escritor. Tenho conviccção que a remuneração no Música poética poderá ser o início do reconhecimento da profissão.

Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?

Vânia Moreira Diniz– Com apenas dois dias para fazê-lo pretendo divulgar nos meus grupos e entre os escritores e leitores que tenho contato em Brasília. Meu portal é de divulgação e vou fazer uma chamada na página principal e também enviar para os sites que em trabalho.

Quem voce indicaria para participar no MúsicaPoética de 2011 como também, 2012?

Vânia Moreira Diniz–Abrigo em meu Portal escritores das mais diversas características e muito talentosos.Qualquer um deles poderá ser escolhido. Não cito alguns porque não gostaria de ser injusta. Aceitei o projeto e sei que ele fará justiça com escritores que merecem um trabalho tão meritório.

Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Vânia Moreira Diniz– Amei a literatura desde a minha infância. Por isso continuarei a escrever intensamente até o meu último suspiro como fez meu avô e patrono. E vou me integrar de corpo e alma nesse projeto também divulgando meus amigos que forem escolhidos para fazer esse trabalho. Só o aceitei porque vi a qualidade e a arte e dedicação de Anand Rao. Realmente talentoso e um artista ao primeiro olhar.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados