Paulo Nascentes faz uma música arcana e participou do Letras vivas, os poetas no rádio. E escreveu Menin: o menino que pintava o acontecer (narrativa poética infanto-juvenil); Murilo Mendes: poesia em ebulição - um estudo das variantes lexicais em poemas de O Véu do tempo, livro segundo de As Metamorfoses. Niterói: UFF/Instituto de Letras, 1989.
O projeto MúsicaPoética consiste na musicalização de textos poéticos por parte do músico Anand Rao (www.anandraobr.com) no palco na frente de todos.
Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, 21 h, no Café com Letras os poetas Vânia Moreira Diniz e Paulo Nascentes, com participação especial da poeta Sandra Fayad terão seus poemas musicados por Anand Rao.
Nesta entrevista Paulo Nascentes fala sobre a participação no músicapoética e sua atividade literária.
Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?
Paulo Nascentes – Dito popular: ‘comer e coçar é só começar’. Revisitando: ‘escavar o viver + escrever o viver = escreviver, a liberdade construÃda’. Influências: Drummond, Quintana, Vinicius, Neruda, Tagore, Fernando Pessoa, Walt Whitman, Murilo Mendes.
Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?
Paulo Nascentes - Produzi muito. São textos que me surpreendem quando os releio, pelo estilo inusitado. Em 2011, a produção continua, mas quero estar mais próximo do público em shows e projetos como o ‘MúsicaPoética’ e outros.
Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto MúsicaPoética? Que achas desta loucura?
Paulo Nascentes – Não há poesia sem um quê de loucura. O ‘MúsicaPoética’ é a sanidade do encontro entre o poético e o musical, amantes de longa data. Criatividade é a ousadia dos loucos, que atiram petardos poéticos nos peitos no poder.
Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado. Como estás vendo a remuneração destinada a você no MúsicaPoética?
Paulo Nascentes – Remunerar o artista é sinal de decência. É ousar modelos novos. Se o público e o artista ganham, ambos saem remunerados e a cultura circula como moeda limpa.
Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?
Paulo Nascentes – Além das mÃdias já previstas no Projeto, o e-mail, as redes sociais, o telefonema, o bizu ao pé do ouvido...
Quem você indicaria para participar no MúsicaPoética de 2011 como também, 2012?
Paulo Nascentes – Adeilton Lima, ator e poeta. Will Goya, filósofo e poeta. Flávio Fonseca, maestro, arranjador, compositor e poeta.
Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?
Paulo Nascentes – Assim como na produção jazÃstica – arte do improviso para além da técnica – nosso show do dia 26 de janeiro no Café com Letras vai agradar e surpreender. Não perca.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!