Miranda, Dir. da Bibl. Nacional no MúsicaPoética

Prof. Antônio Miranda em extase
1
Anand Rao · Brasília, DF
13/1/2011 · 9 · 0
 

No dia 14 de janeiro, 21 h, no Café com Letras, na 203 Sul, em Brasília-DF, o Prof. Antônio Miranda estará participando junto com o poeta João Roberto do Projeto MúsicaPoética. Seis poemas de sua autoria serão musicados no palco por Anand Rao. Antônio escreve desde os dez anos de idade, compulsivamente. Poemas, diários, contos, até que foi convocado para escrever literatura científica como parte de minha formação profissional. Na juventude também se interessou pelo teatro, mas através da poesia. No auto-exílio na Venezuela (de 1966 a 1973) montou um espetáculo poético musical – Tu País está Feliz – que deu lugar à criação do grupo de teatro Rajatabla que se apresentou em 20 países hispânicos, além dos Estados Unidos da América ,e ganhou prêmios. O referido grupo está remontando a peça pela quarta vez para celebrar os 40 anos da primeira montagem, cuja estréia vai acontecer em Caracas no próximo dia 28 de fevereiro.

Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?
Professor Antonio Miranda - Estou aberto a todas as influências. Dos autores que leio e de minha leitura de mundo. Estou ligado às novas experimentações em termos de criação poética, sem rechaçar os modelos da tradição. Já estamos livres dos “ismos”, cada autor segue os modelos que julgar conveniente ou inventa os próprios... Como tenho uma criação muito diversificada, que vai do poema visual ao satírico, passando pelo poema-ensaio e o lírico, às vezes apelo para heterônimos... Até mesmo heterônimos que não assumo publicamente... Se achar que vale a pena, um dia anuncio-me como o verdadeiro autor...

Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?

Professor Antônio Miranda - Eu publico muito, sou traduzido e publicado em outras línguas. Em 2011 estão saindo livros meus em espanhol e em russo. Mas o maior projeto não está centrado na minha produção literária, mas como animador cultural, na curadoria da II Bienal Internacional de Poesia de Brasília que vai acontecer na segunda semana de setembro. E também mantenho o Portal de Poesia Iberoamericana – www.antoniomiranda.com.br — que já tem 2600 poetas, com 1 milhão e 200 mil páginas visitadas por ano.

Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto MúsicaPoética? Que achas desta loucura?

Professor Antônio Miranda – Não é loucura, é opção. A literatura tem formas diferenciadas de escritura e a música pode apropriar-se de qualquer uma. Desde os textos consagrados como poemas, contos ou os extra-literários, como trechos de diários, mensagens de e-mail ou rol de roupas... O que vale é a criatividade do artista durante a composição, o que não é nada raro no teatro ou nas artes plásticas... E até mesmo na poesia: poemas em forma de receitas gastronômicas , de edital ou até de oração e blasfêmia.

Qual a tua opinião sobre o trabalho do Anand Rao e o que esperas da tua participação no projeto MúsicaPoética?

Professor Antônio Miranda - Anand Rao é um artista multimídia que não tem fronteiras em sua apropriação textual na hora da criação. Avis rara num mundo tão convencionalizado. Uma parceria ideal para quem, como eu, também não respeita cânones e camisas de força de formas consagradas.

Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado. Como estás vendo a remuneração destinada a você no MúsicaPoética?

Professor Antônio Miranda- O artista, sempre que possível, deve viver de sua produção e atuação artística. Justíssimo. No meu caso, tenho outra fonte de renda, de minha área profissional, e aderi ao conceito do Creative Commons. Não costumo cobrar pelos meus textos e tampouco por minhas apresentações. Doei meus direitos autores de minha peça em cartaz na Venezuela em favor do grupo, e o que publico na internet pode ser copiado, modificado e até plagiado. Se alguém adotar um poema meu, não vou ficar chateado.

Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?

Professor Antônio Miranda - Anand Rao faz apresentações momentâneas, em que compõe na hora , na presença do parceiro, mas registra a criação e a divulga na web nos repositórios livres ao seu alcance, seguindo a tendência vigente. Cabe aos parceiros ampliar estas vias de comunicação pelos meios que julgar conveniente e que estiverem ao seu alcance. No meu caso, tenho um Portal de poesia e outros canais de divulgação.

Quem voce indicaria para participar no MúsicaPoética de 2011 como também, 2012?

Professor Antônio Miranda – Tenho um relacionamento estreito com centenas de poetas na cidade e na região. Prefiro não citar nomes, mas posso fazê-lo caso a caso, quando for solicitado.

Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Professor Antônio Miranda – Apenas cabe ressaltar a importância desta proposta de levar poesia e música nem espaços públicos, como Anand Rao vem fazendo, em parcerias escolhidas em cada oportunidade e abrindo a chance para outros que queiram participar durante a apresentação. Formando público, desenvolvendo talentos, divulgando nomes conhecidos e desconhecidos, numa ação cultural de qualidade.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados