Por Michelle Assumpção
Muitas incursões de bandas e cantores de tendências mais urbanas e universais já foram feitas pelos terreiros da música popular. Desde os anos 1990 até os dias de hoje temos dezenas de exemplos de artistas – geralmente nordestinos – que foram “beber†na fonte dos seus mestres. O contrário não é muito observado: mestres populares, de formas simples e encerradas na tradição, irem ou serem levados a explorar novas possibilidades.
O álbum novo de canções do mestre Ferrugem – tradicional coquista de embolada do bairro olindense do Amaro Branco – quebra paradigmas. O modelo do coco apresentado no seu primeiro CD solo, Mestre quando canta discÃpulo tem que respeitar (2007), é ampliado. Neste primeiro, Ferrugem já se rendia a instrumentos incomuns ao coco, como a flauta. Percebendo a abertura do mestre a novidades, o músico e produtor Sergio Cassiano (que nos anos 1990 começou com o Mestre Ambrósio a fazer música partindo das invenções mais roots dos mestres populares) dirigiu e produziu Ferrugem neste novo trabalho.
No segundo álbum, que recebe apenas sua assinatura, o que sentimos, da primeira a décima e última faixa, é que o artista construiu um marco na sua trajetória de compositor e intérprete, bem como na história do coco. Alguns pesquisadores que estudam o ritmo já entendem que a diversidade deste gênero (coco litorâneo, agrestino, sertanejo, de embolada, de improviso, de trupé etc.), permite, entre seus representantes, variações cada vez mais comuns no modo de executar.
Ferrugem rendeu-se à Cassiano. Ambos, mestres e discÃpulos. Cassiano, no entanto, impôs: queria ter a liberdade de indicar o caminho. Cassiano havia conhecido o poder de Ferrugem desde sua primeira gravação: uma coletânea produzida pela Sambada Comunicação e Cultura, mesma produtora que hoje cuida da carreira do coquista.
“Observei no escrever dele uma qualidade acima da média. Uma coisa muito destacada na qual fiquei intrigado e disse, ‘acredito que ele escreve outras coisas’. Eu venho observando certos artistas que podem fazer outras coisas, nesse universo que me encaixo mais. Fiquei vislumbrando issoâ€, conta Cassiano. Ele sugeriu ao mestre as novidades e Ferrugem aceitou, aberto ao novo como demonstrou desde seu primeiro disco. Vieram então as cordas de Juliano Holanda (baixo, viola, guitarra semiacústica) e de Rodrigo Samico (violão), que assina os arranjos ao lado de Cassiano.
Estão lá também as percussões variadas e sempre bem colocadas do próprio Cassiano. Chegaram junto as colaborações especiais, como a de Nilsinho Amarante, que atacou com trombone em algumas faixas. Mazinho Lima (ex-companheiro de Cassiano no Mestre Ambrósio) auxiliou com suas linhas de baixo. O coro feminino, tradicional nas respostas do coco de embolada, virou um coro misto, com entradas diferenciadas.
Cassiano também apresentou Ferrugem a outros compositores pernambucanos. Ferrugem, acostumado sempre a dominar o pandeiro, o microfone, e seguir em frente com suas próprias músicas, aprendeu novas poéticas e divisões. Do próprio Cassiano, gravou Pela janela (feita exclusivamente para este trabalho); de Rosil Cavalcanti, Forró na gafieira; de Cláudio Rabeca canta Sábio Pescador. Viés de uma Paixão é de Geraldo Maia e Vão, de Juliano Holanda e Publius.
O disco que poderia ser apenas de coco, com muitas percussões, virou um disco de cocos, mas também de sambas de gafieira, canções, xotes e ritmos variados, com sofisticação e harmonia. “Eu gosto de mexer aÃ, nos trechos de percussão, na entrada do coro. Gosto de seguir por caminhos que tragam elementos de audição que sejam ricosâ€, completa Cassiano.
Rica está a música de Ferrugem. Com cheiro de praia, de gafieira no morro, com trajes elegantes em dia de festa.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!