Grito Rock ampliando os circuitos culturais e construindo uma cidade para todos
Uma grande festa de favela rolou nesse sábado, o Grito Pela Paz em uma conexão Capão Limpo x Auditório do Ibirapuera – Morro x Asfalto. Compondo a programação do Grito Rock Mundo 2013, a apresentação reuniu uma série de narrativas da cultura como: a copeira, dança -afro, candomblé, Rap , o break, freestyle, reggae e muita rima, legitimando a diversidade das práticas culturais do Brasil em um espetáculo reunindo diferentes linguagens e uma cenografia incrÃvel com barracos, pipas e grafiti por todo lado.
O Show além de ter sido uma celebração a cultura fora dos centros, foi acima de tudo um ato polÃtico. Uma versão ampliada do sarau do Binho “Não Matarás Nenhum Brasileiro†da Agência Popular Solano Trindade, tocando na ferida das polÃticas públicas de segurança do paÃs e o crescente aumento de jovens mortos nas periferias. “A favela não é violenta a favela é violentada, são mais de 5.000 mortos por anoâ€, declarou o poeta Luan durante o sarau.
“Favela é Favela em qualquer lugar..â€. Fazendo um paralelo com o Rio de Janeiro, percebemos semelhanças na dificuldade que a periferia tem de ocupar aparelhos culturais do estado e ter como legÃtimo suas manifestações culturais. Ano passado na 4a Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte os meninos do passinho se apresentaram no Teatro João Caetano no Centro do Rio, uma conquista no reconhecimento de uma prática já existente nas favelas do Rio.
A noite de ontem foi também uma grande conquista, dessa vez com o rap e a rima periférica bem representado ali no Auditório Ibirapuera, um espaço público porém elitizado, mostrou que é possÃvel criar novos circuitos culturais dentro da cidade que promovam mobilidade social e desterritorização. Na qual a cultura da periferia vai para além do gueto produzindo arte para todos e em qualquer lugar!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!