Signos ancestrais sobre metal

Denissena
Arte e espiritualidade
1
Denis Sen@ · Salvador, BA
23/3/2020 · 1 · 0
 

Durante o processo criativo, signos ancestrais expressam, dialogam e representam a identidade religiosa de origem afro-brasileira, tão presente na formação cultural do país chamado Brasis.
A convite do Terreiro Ilê Axé Jitolu, localizado na subida da Ladeira do Curuzu na cidade Salvador, o artista visual baiano e cidadão do mundo Denissena realizou inéditas produções artísticas em metal, inspiradas em signos da religião de matriz africana.
O artista produziu 11 peças em metal, que são acervos do terreiro. "As simbologias criadas sobre metal é uma saudação a mitologia dos orixás, símbolos de luta e tão presente na formação identitária e cultural do solo brasileiro.", ressalta Denissena, que também homenageou a saudosa Yalorixá Mãe Hilda Jitolu, referência de mulher negra, educadora e Mãe Preta do blobo afro Ilê Aiyê.
A arte no processo de afirmação religiosa, memória, resgate e valorização do legado cultural afro-brasileiro.



compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados